Depois de ter anunciado o
renovado Octavia logo no início do ano, a Skoda mostrou pela primeira vez as variantes RS em Fevereiro, mas só agora disponibilizou uma galeria de imagens que nos permite admirar por completo aquele que é o Octavia mais potente da história da marca checa.
Este "título" deve-se ao motor TSI de 2.0 litros (semelhante ao que encontramos no VW Golf GTI) que debita 245 cv de potência (mais 15 cv que o seu antecessor) e 370 Nm de binário máximo. Os clientes poderão optar por combinar este bloco TSI com uma caixa manual de seis velocidades ou uma transmissão automática de dupla embraiagem e sete velocidades.
Quem optar pela caixa automática terá em mãos uma "máquina" capaz de passar dos 0 aos 100 km/h em 6,6 segundos (a versão carrinha precisa de mais 0,1 segundos) e acelerar até aos 250 km/h, ainda que este limite seja imposto de forma electrónica pela marca do Grupo Volkswagen.
Mas não é só ao nível da mecânica que este RS 245 se destaca das versões "convencionais" do Skoda Octavia, uma vez que a marca checa adoptou algumas soluções visuais que garantem a este RS 245 um "look" bastante mais desportivo e radical. Falamos de novos apontamentos na grelha dianteira e nos pára-choques, sem esquecer os escapes de maiores dimensões com acabamento preto mate, o "spoiler" traseiro e as jantes de 19 polegadas pintadas igualmente em preto.
Dentro do habitáculo também será fácil perceber que estamos numa versão mais exclusiva do Octavia, muito por culpa de detalhes como os bancos desportivos com enorme apoio lateral, o volante multifunções em pele de "look" desportivo, luzes ambiente LED que podem assumir 10 tons diferentes e os mais recentes sistemas de infoentretenimento disponíveis no catálogo da marca checa.
Tanto a berlina como a versão carrinha medem 4,689 metros de comprimento e 1,814 metros de largura. Contudo, a altura do primeiro é de 1,448 metros e a do segundo de 1,452 metros. Estas medidas permitem que estas propostas contem com uma capacidade de carga bastante generosa, sendo que a berlina "suporta" 590 litros de carga e a carrinha 610 litros. Com os bancos rebatidos estes números evoluem para os 1580 litros e 1740 litros respectivamente.
Estas propostas RS 245 destacam-se pelo maior carácter emocional, pela potência e pela maior dinâmica, mas nem por isso a Skoda deixou de disponibilizar as mais recentes novidades no campo da segurança. Destacam-se o sistema de assistência dianteira com travagem de emergência em cidade e protector de pedestres, sistema de detector de ângulo morto, sistema que detecta a fadiga do condutor, assistente que mantém o automóvel dentro da faixa de rodagem e cruise control adaptativo.