A Skoda renovou o Octavia a não apenas com retoques visuais, mas indo até mais a fundo do que é habitual num simples "restyling". Uma forma de dar uma nova vida a um dos seus mais importantes modelos que se destaca pela magnífica relação preço/espaço/equipamento e que tem vindo a ganhar um carácter mais emocional, nomeadamente com as versões RS, de altas prestações.
O mais visível sinal de mudança é, claramente, a divisão dos faróis dianteiros em duas partes, podendo ser apenas de halogénio, combinar elementos de halogénio e LED ou ser totalmente em LED. Isso, juntamente com o novo "capot" mais encorpado dão um ar mais dinâmico à dianteira do renovado Skoda Octavia, seja na versão berlina ou como carrinha. Também na traseira há a referir alterações nas ópticas que são em LED.
Mais subtil mas igualmente significativo é o aumento do comprimento tanto da berlina (11 mm) como da carrinha (8 mm), devido aos novos pára-choques. Invulgares nestes "restyling" são mexidas no chassis, mas a Skoda decidiu aumentar a largura das vias traseiras, entre 20 e 30 mm, de acordo com a versão, além de ajustar as suspensões e trabalhar no melhoramento da insonorização.
No habitáculo, as evoluções são de detalhe, mais virado para o lado funcional e de ambiente a bordo. Por um lado foram melhorados os comandos da ventilação e os bancos passaram a ter mais apoio lateral. Por outro, a iluminação ambiente das portas pode agora ser alterável em dez cores, quando antes só podia ser branca. Duas entradas USB para os lugares traseiros, mesas nas costas dos bancos dianteiros e até uma lanterna LED na bagageira da carrinha são outras novidades.
Claro que também a nível da conectividade e do "infoentretenimento" há evoluções a registar, com o dispositivo topo de gama (Columbus) a dispor de um ecrã táctil de 9,2’’ e a servir de "hot spot" WiFi. O sistema Skoda Connect permite emparelhar o seu "smartphone" com o carro, utilizando as funcionalidades Apple Car Play, Android Auto, Mirror Link ou Smart Gate.
A entrada na gama Skoda Octavia será feita com a versão a gasolina 1.0 TSI de 115 cv, havendo ainda os 1.4 TSI de 150 cv e 1.8 TSI de 180 cv. Na "equipa" dos Diesel, alinharão os 1.6 TDI de 115 cv e 2.0 TDI de 150 cv. Com estes motores, o Skoda Octavia renovado chegará ao nosso país já em Março.
Dois meses depois, em Maio, chegarão as duas versões mais emocionais, com a sigla RS a anunciar prestações mais excitantes. Reconhecem-se por estarem 15 mm mais próximas do solo, por terem jantes específicas de 17 a 19 polegadas, pelas grelhas negras e entradas de ar de desenho próprio, a asa traseira na berlina, escapes de maiores dimensões e bancos desportivos em tecido e pele.
Haverá duas variantes do Skoda Octavia RS (ver galeria acima): com o 2.0 TDI de 184 cv acelera até aos 100 km/h em 7,9 s e anuncia um consumo de 4,5 l/100 km; na variante a gasolina tem um 2.0 TSI de 230 cv que chega aos 100 km/h em 6,7 s, atingindo os 250 km/h. Ambos contam com o controlo de estabilidade com o dispositivo XDS+ que funciona como vectorização de binário, enviando mais binário para as rodas que têm mais aderência.