Depois da
apresentação mundial em Berlim, chegou a vez da Skoda mostrar o SUV Kodiaq no Salão Automóvel de Paris.
Com 4,697 metros de comprimento, por 1,882 de largura e 1,676 de altura, o Kodiaq é construído sobre a plataforma modular do Grupo VW para modelos que utilizam motores em posição transversal, designada por MQB.
Desenvolvido ao longo de quatro anos e testado durante mais de um milhão de quilómetros, o Kodiaq está finalmente pronto e traz consigo vários truques na manga, a começar no interior espaçoso, que permite uma terceira fila de bancos para acomodar até sete passageiros e pela capacidade de carga da bagageira, fixada nos 720 litros e com a possibilidade de "crescer" até aos 2065 litros com os bancos da segunda fila rebatidos (na proporção 60:40).
Mas o espaço não é o único ponto de destaque deste interior. Pensado para ser o mais simples e funcional possível, o habitáculo do Kodiaq está cheio de "truques" que prometem tornar a sua vida um pouco mais fácil. A porta da bagageira, por exemplo, pode ser aberta passando o pé sob o pára-choques traseiro, as portas dianteiras "escondem" um guarda-chuva para os dias mais chuvosos e existe uma protecção plástica que sai da porta para o proteger de pequenos "toques" nos estacionamentos.
O Kodiaq tem ainda quatro câmaras que lhe garantem uma visão de 360 graus no ecrã montado na consola central, para que possa ver tudo o que está a acontecer em redor do seu veículo e, graças ao Skoda Connect, permite-lhe estar ligado à Internet de forma permanente. Se isto não for suficiente para o convencer saiba que existe ainda um sistema de carregamento do telemóvel por indução, sem que precise de recorrer a nenhum cabo.
No que às motorizações diz respeito, e apesar de ainda não haver definição de produto para Portugal, sabe-se que as propostas a gasolina (1.4 TSI com 125 e 150 cv e o 1.8 TSI de 180 cv) não serão uma aposta para o mercado nacional. Pelo que no catálogo para o nosso país só vão constar as versões Diesel 2.0 TDI, com 150 e 190 cv, ambas com tracção integral.
A chegada do Skoda Kodiaq a Portugal está prevista para Março ou Abril de 2017, pelo que ainda é cedo para avançar com preços, até porque as configurações internas quanto ao número de lugares ainda não estão definidas, pelo que ainda não é certo se os sete lugares serão de série ou se serão opcionais no mercado nacional.