A Skoda acaba de mostrar as primeiras imagens oficiais do Scala, o novo compacto da marca checa que seguirá a mesma linguagem de estilo que a marca mostrou no Vision RS, protótipo que marcou presença na última edição do Salão Automóvel de Paris.
"Com o Skoda Scala estamos a oferecer um novo capítulo na categoria de modelos compactos da Skoda. Trata-se de um modelo com um desenvolvimento completamente novo, que define novos padrões em termos de tecnologia, segurança e design", afirmou Bernhard Maier, CEO da marca checa do grupo Volkswagen.
Com 4.362 mm de comprimento, 1.793 mm de largura e 1.471 mm de altura, tem uma distância entre-eixos de 2.649 mm e uma capacidade de 467 litros na bagageira. Com os bancos traseiros rebatidos, este número sobe para uns impressionantes 1.410 litros.
O habitáculo promete ser desafogado e confortável para os cinco passageiros, mas o grande destaque deste interior será a oferta tecnológica, "liderada" pelo ecrã central de 9,2 polegadas e pelo painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas.
A isto ainda se junta as mais recentes novidades no campo da segurança, com particular destaque para o "cruise control" adaptativo, assistente de permanência em faixa, assistente frontal, assistente de estacionamento e um sistema de detecção do ângulo morto.
No campo da mecânica, este Skoda Scala estará disponível no mercado português com três motores a gasolina e um diesel. Os primeiros são duas variantes do motor 1-0 TSI de três cilindros, que assumem 95 e 115 cv. Acima desta versão está um bloco 1.5 TSI de 150 cv, ao passo que a proposta diesel é formada por um motor 1.6 TDI com 115 cv.
O início da comercialização do Scala no nosso país está marcado para o segundo trimestre de 2019, sendo que antes acontecerá, como sempre acontece, a apresentação mundial e o anúncio dos preços. Resta-nos aguardar…