O novo 
Ateca é o presente da SEAT, mas em 2018 a marca terá pela frente grandes desafios e propostas fundamentais... 
"2017 vai ser um ano muito especial para a SEAT", afirmou Luca de Meo, o presidente da marca espanhola do Grupo VW, no rescaldo do Salão Automóvel de Paris. 
"Este ano tivemos o melhor primeiro semestre financeiro da nossa história e, se o Ateca está a chegar ao mercado, no próximo ano vamos lançar três produtos muito importantes: o sucessor do Ibiza, um pequeno SUV [Arona n.d.r.]
 e depois um face lift do Leon". 
O segredo é a alma do negócio. Por isso, Luca de Meo não adianta muitos detalhes sobre o SUV compacto, desenvolvido com base na mesma plataforma que irá dar origem à nova geração do Ibiza, um modelo fulcral para a SEAT e do qual as informações são ainda escassas. 
Lá vai dizendo que 
"o irmãozinho do Ateca vai chamar-se Arona, um lugar fabuloso em Tenerife, apesar de haver uma cidade italiana, no Piemonte, com o mesmo nome", mas detalhes sobre o Arona são tema tabu. 
Secretismo à parte, é evidente a dinâmica de uma marca que está a dilatar a sua oferta ao mesmo tempo que renova os seus best-sellers, e isso mostra que os ventos de mudança sopram favoráveis para os lados de Barcelona. 
VW Taigun
VW TAIGUN. O novo SEAT Ateca pode aproveitar o espaço que foi deixado vago quando a VW suspendeu o projecto Taigun, que poderia ter passado pela fábrica de Palmela. A receptividade do mercado ficou aquém do que os alemães esperavam, dizem uns, ao mesmo tempo que outros afirmam que o SUV compacto da marca de Wolfsburgo foi vítima da contenção de despesas ditada pelo 
"Diselgate" que abanou e vai abalar ainda mais a Volkswagen. 
O Arona poderá ser a grande aposta do Grupo VW ao nível dos SUV compactos num sub-segmento onde será o porta-bandeira dos alemães, sem a concorrência dos seus parceiros. O VW Tiguan tem 4,49 metros de comprimento e está noutra "guerra"; o novo 
Skoda Kodiaq é grande nos seus 4,69 metros; e os Audi Q3 fazem parte de outro segmento. Esta janela de oportunidade é uma ocasião que a SEAT não pode perder...