Eis, finalmente, em todo o seu esplendor a muito esperada quinta geração do Land Rover Discovery… e em nenhuma das outras se aplicou tão bem a frase "mais e melhor"! Porque o Discovery 5, mantendo alguns "marcadores genéticos" com a história do
modelo, rompe em diversas áreas com uma carreira que já tem 27 anos: no estilo, na construção leve, na funcionalidade interior, nas mecânicas modernas e na conectividade é um salto enorme como nunca sucedeu na longa história do Discovery que atraiu já mais de 1,2 milhões de clientes!
É natural que só de ver as primeiras imagens queira já saber quando chega e custa e todos os detalhes… Bem, para já, podemos adiantar que as encomendas do novo Discovery poderão começar já a ser feitas, emboras as entregas das primeiras unidades só estejam previstas para a Primavera de 2017. Por outro lado, o acesso à gama será feito com a versão Td4, ou seja, o motor turbodiesel de dois litros e 180 cv, com tracção integral e caixa automática de 8 velocidades.
A Land Rover já nos tinha "adoçado" a boca
ao mostrar-nos a dianteira do novo Discovery, anunciando que esta geração iria seguir as linhas avançadas, em 2014, pelo Discovery Vision Concept. E assim se confirma, com um estilo muito mais elegante, refinado, com algumas pistas do Discovery Sport mas, lá está, mantendo pequenos detalhes que sempre fizeram parte da história do Discovery, como o pequeno "ressalto" no tejadilho ou a matrícula descentrada na traseira. É isto que resume a quinta geração do Discovery: um automóvel totalmente novo com uns detalhes a situá-lo na linhagem do modelo!
Saiba tudo, mas mesmo tudo!, sobre o novo Land Rover Discovery
Quanto à estética, as imagens falam por si e não há nada melhor que passar pelas galerias que lhe preparámos para julgar com os seus próprios olhos a enorme evolução estilística operada. Mais importante ainda será o recurso à construção em alumínio que permitiu gigantescos cortes no peso do conjunto que podem chegar aos 480 kg, face a versões equivalentes construídas em aço! Algo que tem implicações imediatas no comportamento dinâmico, prestações e consumos/emissões.
Como referimos, as motorizações começam nos quatro cilindros de dois litros Td4 litros e 180 cv – que, graças à leveza desta geração, anuncia redução de consumos na ordem dos 22 por cento! – e o mais potente Sd4 (biturbo), com 240 cv, além do seis cilindros Td6, com 258 cv. O mais poderoso dos motores será, contudo, o 3.0 V6 a gasolina Si6, com 340 cv. Todos têm em comum o facto de contarem com a caixa automática ZF de 8 velocidades.
É óbvio que foi feito um esforço grande para aumentar o nível de conforto desta geração do Discovery, até pela evolução que o segmento dos SUV vem conhecendo. Mas este Land Rover não perdeu as suas reconhecidas capacidades de transposição em todo-o-terreno, antes pelo contrário, com algumas medidas até melhoradas: a altura ao solo subiu 43 mm, para 283 mm; a passagem a vau subiu 200 m para notáveis 900 mm!
Além disso, o Discovery 5 dispõe dos mais avançados auxílios tecnológicos para andar fora de estrada, como o Terrain Response 2 que adapta o comportamento do carro ao piso… que pisa, e o All-Terrain Progress Control que até pode ser programado para, de forma autónoma, manter a velocidade constante escolhida pelo condutor, enquanto este só tem de se concentrar no volante para evitar os obstáculos, podendo esquecer os pedais…
O habitáculo cresceu e está muito mais requintado
Mas… e o interior e o "espaço habitável" do novo Discovery?! Mais uma vez estamos a falar de um SUV totalmente refeito e muito melhor que todos os seus antecessores! O novo modelo da Land Rover cresceu em 14 cm em comprimento (4,97 m), mas é ligeiramente mais estreito (2,22 m) e baixo (1,846 m). Mais importante, a distância entre eixos cresceu 3,8 cm (2,923 m), o que aumentou o espaço disponível no habitáculo que é agora para sete ocupantes. Para sete, não para 5+2, insiste a marca que realça que todos os lugares são "o melhor banco da casa"! Mesmo aqueles dois lá de trás acolhem 95% dos adultos e é aqui que se percebe que o tal ressalto no tejadilho não é só um detalhe estético, mas uma forma de permitir que os bancos sejam colocados em "anfiteatro", mantendo um bom espaço para a cabeça de quem vai mais atrás.
O habitáculo está agora muito mais requintado e,
como vimos num vídeo libertado pela marca, os bancos até podem ser manobrados remotamente pelo proprietário, através de uma "app" num smartphone. Esse é um "gadget" engraçado e que até pode ser prático, tal como o será, sem dúvida, o grande ecrã táctil de 10 polegadas colocado no centro do painel, de onde se controlam inúmeras funções.
O que é real e indispensável é o claro aumento de espaço, não só para os passageiros mas também em termos de compartimentos de carga e de arrumação. Começando pela bagageira de 1231 litros na configuração de cinco lugares, mas que pode chegar aos 2500 litros se se rebaterem os bancos da fila do meio. Mas também aos inúmeros espaços para arrumação de pequenos objectos, muitos dos quais pensados… na pequenada, permitindo guardar mais de cinco iPad’s!
Mais há mais: para os utilizadores de "tablets" e smartphones acabou-se a ansiedade nas viagens mais longas da autonomia dos seus aparelhos, pois o novo Discovery disponibiliza… nove entradas USB! Mais há mais: seis tomadas de 12 V, além de um "hotspot" 3G WiFi dentro do carro com capacidade para ligar até oito dispositivos.
Para acabar esta longa apresentação do novo Land Rover Discovery… mas curta para as novidades que encerra, a cereja no topo do bolo: a Activity Key! Trata-se de uma pulseira que substitui a chave tradicional para quem gosta de praticar desportos e actividades ao ar livre, debatendo-se sempre com aquele problema do "onde é que ponho a chave do carro?". Encostando esta pulseira (à prova de água) ao ‘D’ do logo Discovery, tranca ou destranca o veículo, desactivando a chave tradicional que pode ficar, segura, dentro do carro. Depois, é nadar, correr ou trepar sem receios e destrancar o carro quando for hora de voltar a casa!