Embora não conseguindo afastar totalmente os holofotes da BMW e do seu Concept Série 8, a Rolls-Royce causou sensação no Concorso d’Eleganza Villa d’Este ao mostrar o Sweptail, fabuloso automóvel de dois lugares e carroçaria exclusiva, obra de arte feita por encomenda especial. Porque este Rolls-Royce Sweptail não é um "concept" mas sim a concretização de um sonho de um cliente mais endinheirado que quis ter um modelo único e feito à sua medida!
Mas também a Rolls-Royce está disponível a satisfazer os desejos mais extraordinários dos seus clientes, como demonstra este caso em que um apaixonado de alguns dos modelos da marca dos anos 20 e 30, especificamente de alguns com carroçarias feitas à medidas, quis também recuperar esse espírito de quando os automóveis eram feitos quase como… no alfaiate!
Da identidade do cliente, como é óbvio, nada se conhece – embora seja claro que provém de um mercado onde se guia pela faixa da esquerda… –, apenas se sabendo que chegou à Rolls-Royce com uma ideia muito precisa e que participou no desenvolvimento desta versão, feita sobre a base de um Phantom Coupé. Pretendia que o seu automóvel se inspirasse nos grandes carroçadores dos anos 20 e 30 (tinha inclusive uma lista de modelos específicos da Rolls-Royce), que tivesse um grande tecto panorâmico e referências ao mundo dos iates de luxo.
Assim nasceu o Rolls-Royce Sweptail, cuja carroçaria se distingue pela silhueta "fastback" e pela superfície vidrada contínua, desde o pára-brisas até mesmo ao final da carroçaria que termina num bico acentuado, sobre a mala. Também a frente foi alterada, tornando agora a grelha ainda mais imponente.
Quanto ao interior, tem apenas dois lugares, como fora pedido, mas por trás há um vasto espaço onde se notam as referências ao mundo náutico, nomeadamente na forma como as madeiras foram trabalhadas. Há ainda um compartimento refrigerado para uma garrafa de champanhe e dois flutes… claro! Vale a pena ver o vídeo para apreciar todo o processo de desenvolvimento, a minúcia da construção e o resultado final desta autêntica obra de arte.
Sendo um exemplar único, quase diríamos que não tem preço… Ainda assim, este Rolls-Royce Sweptail, exposto no Concorso d’Eleganza Villa d’Este, foi avaliado em pouco mais de… dez milhões de euros!