Depois do lançamento da quarta geração do novo Megane, surge a versão carrinha, que mantém o mesmo ADN que a versão de cinco portas mas oferece mais espaço de carga e um maior conforto.
Com um design elegante e dinâmico – à semelhança da versão "hatchback" – o Megane Estate cresceu 4,5 cm face à geração anterior, passando agora a medir 4,62 metros. Contudo, e graças ao "look" mais esguio, está 5,8 cm mais baixo. Quanto ao espaço da mala, esse não sofreu grandes alterações relativamente ao modelo antecessor, mantendo os 580 litros de capacidade.
Mas os dotes de carro familiar não se ficam por aqui. Com os bancos recolhidos esta carrinha oferece 2,7 metros de comprimento de carga e 21,6 cm de espaço para as pernas de quem vai no banco traseiro, duas medidas que colocam este modelo entre os melhores do segmento.
As motorizações passam por cinco propostas diesel dCi - 90 cv, 110 cv, 110 cv Hybrid Assist e 130 cv todas com caixa manual de seis velocidades e 110 cv com transmissão automática de dupla embraiagem – e três motorizações a gasolina TCe: 100 cv e 130 cv com caixa manual de seis velocidades e 130 cv com caixa automática de sete velocidades de dupla embraiagem.
Os mais desportivos podem optar pela versão GT, "equipada" com duas motorizações desenvolvidas pela Renault Sport. Um motor a gasolina TCe de 1.6 litros com 205 cv, acoplado a uma transmissão de dupla embreagem de sete velocidades e um motor biturbo diesel dCi de 1.6 litros com 165 cv associado a uma caixa automática de dupla embraiagem de 6 velocidades. O grande trunfo desta versão GT é a tecnologia 4CONTROL. Trata-se de um sistema auto-direccional que ajusta o ângulo das rodas traseiras - cerca de 100 vezes por segundo - permitindo assim melhorar a estabilidade direccional.
Apesar da Renault já estar a aceitar encomendas desde o dia 1 de Julho, o novo Megane Estate e Estate GT só chegam ao mercado no próximo dia 1 de Setembro, pelo que ainda não é possível avançar preços.