A Renault revelou a nova geração do Grand Scénic que irá chegar ao mercado nacional no fim do ano, ao contrário do novo Scénic, que foi apresentado no Salão Automóvel de Genebra mas que por pagar Classe 2 nas portagens, não será comercializado em Portugal. Maior e mais pesado, esta versão consegue passar entre as malhas do aberrante sistema de portagens que vigora no nosso pais.
O novo Grand Scénic é mais comprido (cerca de 7,5 cm) que o seu antecessor, o Grand Scénic 3, deixando assim mais espaço para os seus sete ocupantes, caso opte por esta configuração. A mala do Grand Scénic de cinco lugares também foi revista, passando agora a oferecer 718 litros (mais 40 do que a geração anterior).
Motorizações. A Renault oferece cinco opções diesel (um deles com tecnologia "Hybrid Assist", em que um gerador eléctrico trabalha em conjunto com o motor de combustão, com uma bateria de 40 Volt) e duas gasolina. Os motores diesel são os mais importantes no mercado nacional e as propostas passam por dois dCi de 110 cv (um com caixa manual de seis velocidades e outro com EDC de sete), para além do dCi de 110 Cv Hybrid Assist e do dCi de 130 cv e cv (EDC). O Energy TCe de 115 e 130 cv, equipados com caixa manual de seis velocidades são as propostas a gasolina.
Pormenores. O Grand Scénic vem equipado com o sistema multimédia R-Link, que tem como terminal um ecrã táctil de 8,7 polegadas, sistema de som Bose com 13 altifalantes, tecto panorâmico, barras do tejadilho em alumínio cromado e jantes de 20 polegadas com pneus 195/55R.
O Grand Scénic será apresentado ao público em Setembro no Salão Automóvel de Paris e a esta distância ainda é cedo para avançar com estimativas de preços. Mas uma coisa é certa, quem procura um familiar com sete lugares terá que considerar este modelo.