Micra é um nome que tem muito a ver com o passado e a tradição da Nissan. Mas a marca japonesa cortou com o passado com a quinta geração de modelo, que é, para já, um dos mais interessantes que surge neste início de 2017. Foi dada carta branca aos designers e engenheiros europeus, e o resultado é um automóvel compacto, original e elegante com propostas inovadoras no campo dos conteúdos tecnológicos.
DESIGN. O novo Micra assume uma volumetria típica do segmento – 4 metros – afastando-se da "miniaturização" assumida por várias propostas que surgiram com o mesmo nome ao longo dos anos. O modelo foi realizado com base na plataforma que a Nissan também utiliza no Note, mas a imagem, apesar de manter laços naturais com outras propostas da marca, é bastante inovadora e elegante sem os exageros angulosos de outros construtores nipónicos. Com 3,99 metros de comprimento, é 17 centímetros maior do que o modelo anterior e, graças a 1,74 metros de largura, assume-se como o mais largo do segmento.
HABITÁCULO. A volumetria da carroçaria e os 2,25 metros de distância entre-eixos permitiram criar um habitáculo espaçoso sobretudo para os ocupantes dos bancos anteriores onde o condutor encontra uma excelente posição de condução num ambiente que parece de um modelo do segmento superior, tanto mais que a qualidade geral dos materiais merece aplausos e o design dos estofos bicolor acabam por ser alegres sem serem excessivos. No tablier destaca-se o ecrã de sete polegadas de utilização fácil e intuitiva e a qualidade do sistema de som BOSE, desenhado especialmente para o Micra, incluindo altifalantes colocados nos apoios de cabeça dos bancos, embora já estejamos a falar de opcionais…
A linha descendente da carroçaria que dá a imagem de um modelo de três portas (os puxadores traseiros estão escondidos) condiciona um pouco a acessibilidade, apesar do espaço interior ser honesto. Os 300 litros de volume da bagageira podem não ser impressionantes, mas a forma contribui para garantir uma boa arrumação e até parece que ela é maior do que na realidade é.
GAMA. O novo Micra chega ao mercado nacional com a proposta de um motor de três cilindros turbo a gasolina IG-T com 898 cc e 90 cv (desde 15 400 €), a mesma potência disponível no diesel 1.5 dCi de 1.5 litros (a partir de 19 600 €). Qualquer destes motores também é utilizado nos Clio da Renault. A gama articula-se em torno de quatro níveis de equipamento: Visia +; Acenta (mais 650 €) com cruise-control, Appe CarPlay e computador de bordo; N-Connecta (+650 €) com navegação 3D, Apps via smartphone, ecrã táctil, etc.; e Tekna (+ 1 500 €) com o pack de segurança Plus, áudio BOSE, etc.
SEGURANÇA. Para além dos sistemas inteligentes do pack de Segurança Plus, que incluem o sistema de travagem de emergência com detecção de peões, o regulador automático das luzes de máximos, aviso e prevenção de mudança involuntária de faixa de rodagem e identificador de sinais de trânsito, também há outros sistemas no Micra que merecem destaque.
É o caso o "Itelligent Ride Control" que é capaz de reduzir o efeito da passagem sobre as lombas que surgem na estrada, e sobretudo o Trace Control, cujo sistema de travagem consegue reduzir a velocidade na zona interior à curva para garantir a estabilidade direccional na inserção em curva e mesmo quando se acelera à saída, o que se revela de grande utilidade sobretudo com o piso húmido.
Preços do Nissan Micra
Gasolina
0.9 90 cv Visia + 15 400 €
0.9 90 cv Acenta 16 050 €
0.9 90 cv N-Connecta 16 700 €
0.9 90 cv TEKNA 18 200 €
Diesel
1.5 dCi 90 cv Visia + 19 600 €
1.5 dCi 90 cv Acenta 20 250 €
1.5 dCi 90 cv N-Connecta 20 900 €
1.5 dCi 90 cv TEKNA 22 400 €