A terceira geração do Porsche Cayenne será um carro totalmente novo e muito evoluído, mesmo se por fora se deverá manter bastante semelhante à geração actual, apenas com uma natural modernização das linhas. Já não falta muito para o conhecermos, pouco mais de uma semana, pois a Porsche irá revelá-lo ao Mundo a 29 de Agosto. Mas, antes disso, a marca germânica fez questão de nos mostrar os "maus tratos" a que o sujeitou durante o seu desenvolvimento!
Foram mais de 4,4 milhões de quilómetros de testes sob temperaturas que variaram entre os 50 º c e os -40 ºC! A marca procurou as condições mais extremas possíveis para levar o Cayenne a limites onde alguma vez um cliente o levará. E assim encontrou as mais pequenas falhas para as corrigir e apresentar aquilo que quer que seja um carro perfeito pela enorme importância deste modelo: desde que foi lançado, em 2002, o Cayenne já vendeu 760 mil unidades, valor gigante para uma marca como a Porsche!
Sob o código E3, o novo Cayenne esteve um pouco por todo o Mundo, desde as areias escaldantes das gigantescas dunas do Dubai, até às mais gélidas paragens encontradas no norte do Canadá onde os termómetros baixaram aos 40 ºC negativos. O gélido Alasca e o escaldante Vale da Morte (Estados Unidos) também foram passagens obrigatórias, além de testes na África do Sul, Nova Zelândia, Japão, Finlândia e Suécia.
Porsche mostra os testes do novo Cayenne… a uma semana de o revelar
E, claro, nas tradicionais pistas usadas para estas coisas, como o incontornável Norschleife do Nürburgring ou o anel de velocidade de Nardo (Itália), além de Hockenheim. Tudo experiências práticas que se juntaram aos testes intensos realizados em simuladores virtuais e aos testes intensos de alguns protótipos que, em escassos meses, acumularam 240 mil quilómetros em estradas de montanha, auto-estradas e cidades. Tudo parece ter sido coberto…
A maior expectativa para a terceira geração do Cayenne é a redução do peso, pela adopção da nova plataforma do Grupo VW, a MLB Evo, que já permitiu fortes "dietas" ao Audi Q7, Bentley Bentayga e ao futuro VW Touareg. Outra estreia muito aguardada é a da versão híbrida de topo, utilizando a mecânica estreada recentemente no Panamera Turbo S E-Hybrid, com 680 cv!
Com revelação das primeiras imagens e informações agendadas para o próximo dia 29, o novo Porsche Cayenne terá o seu baptismo público durante o salão de Frankfurt, a meio de Setembro. Espera-se que a sua comercialização comece ainda antes do final do ano.