Numa época em que os motores mais potentes são turbo ou híbridos, as transmissões automáticas e os condutores estão reféns dos "auxiliares" de condução que gerem o veículo, ainda bem que há alternativas...
Há meio século atrás a Porsche adoptou a sigra "R" (Racing) para um 911 muito especial destinado a uma utilização em competição. Agora recuperou essa opção ao desenvolver uma opção atmosférica para a última geração do eterno 911, abrindo um novo caminho para quem exige de um automóvel mais do que potência, performances e um comportamento tão previsível quanto possível. Este é um Porsche para especialistas com um coração à medida de emoções fortes...
O motor atmosférico de seis cilindros opostos (boxer) com 4.0 litros de cilindrada é semelhante ao que equipa o GT3 destinado à competição. Debita 500 cv às 8 250 rpm e tem um binário máximo de 460 Nm às 6 250 rpm. Mesmo assim está equipado com uma caixa manual de seis velocidades com um único disco de embraiagem.
As performances são dignas de um grande desportivo. É capaz de passar de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos e atingir os 200 km/h em 11,6 segundos. A Porsche reivindica uma velocidade máxima de 323 km/h. São valores dignos de registo e só possíveis graças a uma relação peso/potencia de 2,74 kg/cv e à eficácia aerodinâmica, mesmo sem recurso ao exagero de spoilers e asas que marcam a imagem do GT3.
O peso foi reduzido drasticamente, graças à utilização de carbono no capot, plástico nos vidros laterais, magnésio no tejadilho e titânio no sistema de escape. Também foram utilizadas ligas leves na suspensão dianteira e nos braços do sistema multilink traseiro.
Para maximizar a capacidade de resposta do motor está disponível em opção um volante de inércia para responder mais rapidamente aos movimentos do acelerador e conta com uma função que permite aumentar o regime nas reduções para que elas sejam mais suaves e rápidas. Um sistema para reduzir a altura ao solo em 300 milímetros também está disponível.
Num automóvel com estas características quem é capaz de dar prioridade ao conforto?... Por isso, a insonorização do habitáculo foi reduzida ao mínimo, os bancos estilo bacquets emagreceram e o sistema de ar condicionado ficou fora do catálogo.
O eixo traseiro auto-direccional que permite variar o ângulo das rodas de acordo com as características da estrada para maximizar a estabilidade direccional, o diferencial traseiro autoblocante e os discos de travão cerâmicos fazem parte do equipamento de série.
O 991 R desenvolvido pelo departamento de competição da Porsche também está pronto para andar na estrada, mas convém que ande suficientemente longe de qualquer radar da polícia...
FICHA TÉCNICA
245 000 €
MOTOR Boxer
CILINDRADA 3 996 cc
POTÊNCIA MÁXIMA 500 cv/8 250 rpm
BINÁRIO MÁXIMO 460 Nm/ 6 250 rpm
RELAÇÃO PESO/POTÊNCIA 2,74 Kg/cv
VELOCIDADE MÁXIMA 323 Km/h
0 A 100 Km/h 3,8 s
CONSUMO MÉDIO 13,3 litros/100 km
EMISSÕES DE CO2 308 g/km
Porsche 911 R - Futuro do passado