O Boxster da Porsche foi visto durante muito tempo como o parente pobre dos desportivos da marca alemã. A abordagem pode ser preconceituosa, porque estamos a falar de um desportivo cheio de carácter, capaz de cativar todos quantos passaram pelo seu volante.
Não é um 911 – disso ninguém duvida -, mas é um desportivo que não defrauda as melhores expectativas. Surgiu em 1996 e desde então não parou de evoluir até 2016, altura em que foi profundamente reformulado e assumiu um novo nome. Hoje chama-se 718 Boxster e é muito mais do que a evolução da geração do descapotável de dois lugares que a marca de Weissach mantinha no catálogo desde 2012.
Herdou o nome de um coupé com grande sucesso na competição nos anos 50 e 60 e, sem alterações radicais ao conceito, afirma-se como um alter-ego que assume a sua identidade com inovações no campo da forma da carroçaria. A decisão pode ser discutível, mas parece bem uma marca assumir o seu passado, sobretudo quando ele foi construído com base no sucesso desportivo.
O novo 718 Boxster não tem muito a ver com o velho 718, mas a ponte entre o passado e o presente é um património apetecível. Em termos da forma, o novo modelo assume uma linguagem de design que tem tudo a ver com os últimos modelos da marca alemã. Na frente, os LED ajudam a vincar uma identidade, que passa a ser comum a todos os Porsche, e a traseira assume a diferença, apesar de não fugir ao estilo dos grandes desportivos de Weissach.
O habitáculo não surpreende que esteja identificado com a marca. Tem aquela imagem requintada e desportiva que tem tudo a ver com tradição, mas tem um aspecto mais moderno e desportivo, sublinhado por um volante igual ao dos 911. O sistema multimédia também evoluiu.
As motorizações fazem a maior diferença. O bloco atmosférico de seis cilindros opostos (boxer) passou à história e deu lugar a um novo quatro cilindros turbo, derivado do que passou a ser utilizado no 911. Há duas opções à escolha: o 2.0 litros com 300 cv e um preço desde os 65 400 euros, e o 718 S com um motor de 2.5 litros com 350 cv e um preço a partir de 83 500 euros. São cerca de 18 mil euros de diferença e isso dá que pensar...
Ao nível das performances qualquer deles é mais rápido do que os anteriores. A versão base chega aos 275 km/h e passa de 0 a 100 km/h em 5,1 segundos e a S atinge os 285 km/h e os 100 km/h em 4,6 segundos. As diferenças não são grandes se apreciadas pelo lado da frieza dos números, mas são mais do que evidentes no que toca à emoção de quem está sentado atrás do volante.
Esses não podem deixar de notar as diferenças no carácter das duas versões. É certo que não há grandes alterações ao nível do chassis entre o velho Boxster e o novo 718 Boxster, mas a Porsche afirma que ele foi totalmente reconfigurado. Agora propõe, em opção, uma suspensão com menor altura ao solo (uma redução de 10 mm) com amortecedores de altura variável, ou – em exclusivo para o 718 S – uma suspensão ainda mais baixa e portanto mais desportiva. A este nível as grandes diferenças são feitas de pequenos detalhes e são eles que custam dinheiro porque fazem toda a diferença.
Porsche 718 Boxster