A nova geração do Opel Insignia, um modelo apresentado em 2008 e que já vendeu mais de 900 mil unidades, entrou na fase final do seu desenvolvimento e a Opel revelou as primeiras imagens de um modelo que ganhou uma nova designação: Insignia Grand Sport.
E se os modelos nas imagens estão "cobertos" por uma densa camuflagem, o que dificulta a tarefa na hora de encontrar diferenças estéticas face à geração actual, sabe-se que o novo topo de gama da marca germânica apresenta novidades.
Um dos pontos de destaque prende-se com o facto deste modelo assentar numa arquitectura completamente nova, o que faz com que a distância entre eixos do novo Insignia Grand Sport cresça cerca de 5,5 centímetros relativamente ao actual modelo. O novo Insignia terá ainda mais um centímetro de largura e menos três centímetros em altura, o que deixa a linha do tejadilho ainda mais suave.
Um dos objectivos da marca alemã era aumentar o espaço do habitáculo e reduzir o peso, sendo que este último era fundamental para cumprir outro dos desejos dos engenheiros que seguiram este projecto: melhorar a eficiência ao nível dos consumos. Recorrendo a materiais leves foi possível "poupar" 175 kg face ao modelo actual e o habitáculo não só ganhou espaço como ainda viu alargada a oferta ao nível da tecnologia.
Outra das novidades surge no campo das motorizações. O "antigo" bloco 1,4 litros a gasolina vai dar lugar ao novo 1,5 litros de 165 cv, que recebe a "companhia" de um 2,0 litros turbo de 250 cv, com tracção integral e uma caixa automática de oito velocidades. No que às propostas a diesel diz respeito, o Insignia Grand Sport vai dispor de um motor 1,6 CDTI de 110 ou 136 cv de potência e um 2,0 litros CDTI que debita 170cv.
A estreia mundial do novo Opel Insignia Grand Sport vai decorrer em Março do próximo ano, durante o Salão Automóvel de Genebra, na Suíça.