O novo Opel Karl Flex Fuel chega ao mercado na próxima semana. É uma opção à medida de quem faz muitos quilómetros na cidade/ periferias urbanas e procura reduzir os custos de combustível. O motor de três cilindros a gasolina com 999 cc já conhecido e elogiado no Karl também pode consumir GPL e se o consumo reivindicado pela Opel para uma utilização a gasolina é de 5,7 litros/100 km, esse valor aumenta para 7,1 litros/100 km com GPL, mas o preço do gás (é variável) pode rondar os 0,60 euros e será possível pensar em valores na casa dos 4,32 euros, o que dá que pensar.
A possibilidade de utilizar GPL foi levada em consideração desde o início do desenvolvimento do bloco de três cilindros da Opel, o que equivale a dizer que não é uma solução de recurso. Em qualquer momento, o condutor pode alterar o tipo de combustível com um simples botão e não se sente qualquer tipo de diferença ao nível da condução.
Isto é possível graças à utilização de dois módulos de gestão electrónica da injecção e da ignição para cada um dos combustíveis, optimizando em cada um dos casos o consumo e a emissão de poluentes.
Face ao Opel Karl 1.0 não há diferenças ao nível da imagem da carroçaria, do habitáculo ou da bagageira, apesar do novo Karl não ter pneu sobressalente. No seu lugar está um depósito com capacidade para 20 litros de GPL, que aliado ao deposito de gasolina assegura uma autonomia que pode chegar aos 1 000 km. Tudo depende do ritmo da condução.
Apesar da motorização a velocidade máxima não se altera na versão Flex Fuel (170 km/h), apesar de perder um segundo na passagem de 0 a 100 km/h (14,9 segundos). Mas as performances estão longe de ser uma prioridade para que procura uma opção mais económica, capaz de permitir reduzir a despesa do combustível.
O Opel Karl Flex Fuel tem um preço a partir dos 13 290 euros, mas durante o mês de Junho e de acordo com as unidades disponíveis, está em vigor uma campanha promocional com um preço de 12 990 euros, que poderá ainda baixar com uma campanha especial de financiamento (1 000 euros) da Opel Finance. Feitas as contas, o preço pode começar nos 10 9900 euros…