Aguardada com grande expectativa para dentro de uma semana (dia 27), a revelação do oitavo elemento da linhagem Phantom da Rolls-Royce foi antecipada por três imagens de uma brochura chinesa que acabaram na Internet, no que já começa a ser um clássico… E que, mesmo não sendo totalmente reveladoras, já nos dão muitas pistas do que será o novo Phantom.
A silhueta geral vai manter-se praticamente inalterada, afinal a geração actual continua a merecer um elevado nível de aceitação no topo do luxo da "cadeia" automóvel. O carro nas imagens, pelo tamanho da janela lateral traseira, parece ser uma versão longa, o que faz sentido tratando-se de informação vinda da China, onde estas são as variantes mais apreciadas.
Os principais retoques, mal se pode falar em alterações, estão na frente que continua imponente mas ganha agora um ar mais moderno e até dinâmico. Pelos faróis LED mais subidos e finos, pelo novo pára-choques com maiores entradas de ar e a tradicional e incontornável grelha da Rolls-Royce aparentemente mais… contida.
Destaque ainda para a imagem do interior que, embora mais parecendo um desenho com efeito 3D, adianta interessantes pormenores. Começando por confirmar o que algumas fotos-espia já tinham mostrado: o painel de instrumentos do novo Rolls-Royce Phantom será digital! No "tablier", o tradicional relógio analógico foi afastado para a direita, quando sempre esteve bem ao meio, enquanto as saídas da ventilação passaram mais para baixo. Tudo para arranjar espaço para o grande ecrã (táctil, presume-se) que se abrirá no centro da consola, sendo também controlável a partir de um comando rotativo semelhante ao iDrive da BMW.
Aliás, fazendo a Rolls-Royce parte do Grupo BMW, irá aproveitar neste novo Phantom – e, essa sim, é novidade de monta – a plataforma CLAR estreada pelo Série 7 que implica utilização intensiva do alumínio, com significativa redução de peso. O Phantom será, assim, o pimeiro "Rolls" a usar a nova plataforma que também está a ser desenvolvida para o futuro SUV da marca, o Cullinan.
Não é ainda certo que motor será usado no novo Rolls-Royce Phantom, embora pareça óbvio que o V12 6.75 atmosférico de 460 cv já está desactualizado… Logo, ou aparecerá uma nova versão daquele propulsor muito evoluída, ou a escolha poderá recair no V12 6.6 biturbo que tem 632 cv no "coupé" Wraith ou 571 cv no descapotável Dawn. Seja qual for a escolha, vem aí mais uma obra de arte sobre rodas que deixaria orgulhosos os senhores Henry Royce e Charles Rolls.