Pesquisa
Novos Modelos

O Ford Focus que faltava mostrar… e uma novidade que faltava revelar!

18:21 - 12-04-2018
  41
O Ford Focus que faltava mostrar… e uma novidade que faltava revelar!O Ford Focus que faltava mostrar… e uma novidade que faltava revelar!O Ford Focus que faltava mostrar… e uma novidade que faltava revelar!O Ford Focus que faltava mostrar… e uma novidade que faltava revelar!O Ford Focus que faltava mostrar… e uma novidade que faltava revelar!O Ford Focus que faltava mostrar… e uma novidade que faltava revelar!O Ford Focus que faltava mostrar… e uma novidade que faltava revelar!O Ford Focus que faltava mostrar… e uma novidade que faltava revelar!O Ford Focus que faltava mostrar… e uma novidade que faltava revelar!
O Ford Focus que faltava mostrar… e uma novidade que faltava revelar!O Ford Focus que faltava mostrar… e uma novidade que faltava revelar!O Ford Focus que faltava mostrar… e uma novidade que faltava revelar!O Ford Focus que faltava mostrar… e uma novidade que faltava revelar!O Ford Focus que faltava mostrar… e uma novidade que faltava revelar!O Ford Focus que faltava mostrar… e uma novidade que faltava revelar!O Ford Focus que faltava mostrar… e uma novidade que faltava revelar!O Ford Focus que faltava mostrar… e uma novidade que faltava revelar!O Ford Focus que faltava mostrar… e uma novidade que faltava revelar!

Quando esta terça-feira mostrámos aqui o novo Ford Focus referimos que haveria três carroçarias distintas, a berlina de cinco portas, a carrinha (Station Wagon) e uma berlina de três volumes denominada Sedan e que só foi desvendada um pouco mais tarde. Mas, além desta terceira carroçaria, a revelação do novo Focus reservava ainda mais uma novidade…

Porque os grandes focos deste Focus Sedan serão os mercados chinês e, já em 2019, o norte-americano, embora também se vá vender nalguns mercados europeus em que este formato é popular: será, porventura, o caso de Espanha, não será certamente o do mercado português. No entanto, o Sedan será construído, tal como as restantes versões, no Velho Continente, na fábrica de Saarlouis (Alemanha).

A Ford não adiantou quaisquer dados acerca desta versão Sedan, mas é natural que o seu comprimento não ande longe do da Station Wagon que tem 4,668 m de comprimento, mais 29 cm que a berlina de 5 portas. Visto de perfil, o terceiro volume foi integrado de forma harmoniosa, com a linha de cintura a elevar-se até definir o perfil da tampa da bagageira.

Este Sedan partilhará com todas as restantes variantes todas as novidades tecnológicas da nova geração do Focus, nomeadamente a nova geração do sistema de infoentretenimento Sync 3 com muitas opções de conectividade e compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto, os faróis de LED, variadíssimos sistemas de assistência à condução e o sistema Ford Co-Pilot 360 que o modelo estreia na Europa.

Quanto à última novidade de que falávamos, é que a nova geração do Focus vai receber uma versão semi híbrida já no próximo ano! Aquilo que se costuma designar pelos "mild hybrid" recorre a uma rede eléctrica de 48 V (em vez dos habituais 12 V) para suportar um alternador/motor de arranque que tem a capacidade de recuperar a energia libertada na travagem, usando-a depois para auxiliar o motor a combustão nas acelerações, conseguindo reduzir de forma significativa consumos e emissões.

Já se sabe – já aqui o anunciámos – que a Ford está a pensar recorrer a essa técnica na próxima geração do Focus RS para atingir a barreira dos 400 cv, mas a grande novidade é que também as versões mais acessíveis, nomeadamente as que terão o motor 1.0 EcoBoost, poderão receber essa… hibridização suave. A chegada ao mercado está marcada para a parte final de 2019.

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.