O Salão Automóvel de Los Angeles abre as portas em meados de Novembro e já garantiu a presença de várias novidades de algumas marcas europeias, especialmente ao nível dos SUV, ou não fosse esse um dos segmentos mais relevantes do mercado americano. Mas as propostas que vão chegar da Europa também são interessantes no lado de cá do Atlântico.
NOVO MINI COUNTRYMAN. A nova geração do Countryman terá uma carroçaria mais volumosa e um habitáculo mais espaçoso, devido à adopção da nova plataforma que já está disponível no Clubman. O modelo deverá vir a ter 4,2 metros de comprimento e uma distância entre-eixos superior à do actual.
Ainda não há grandes certezas sobre a imagem final, porque em todas as fotos disponíveis o protótipo está camuflado. Mas, embora não se esperem alterações radicais, a espionagem deixa perceber que o aspecto será mais musculado do que o dos restantes Mini.
O novo Mini Coutryman vai chegar ao mercado europeu em 2017.
ALFA ROMEO STELVIO. O primeiro SUV da marca de Arese é um dos modelos mais aguardados do momento. Por um lado está a curiosidade sobre a forma de um veículo que
já foi antecipada aqui, no "AQUELA MÁQUINA", por outro assume a responsabilidade de dilatar o volume de vendas da Alfa Romeo, sendo mais do que um complemento de uma nova família onde o
Giulia também é uma peça importante.
A marca italiana tem vindo a fazer um grande esforço de reafirmação no mercado americano onde goza de uma imagem forte, e por isso é mais do que natural que tenha escolhido o Salão de Las Vegas para a estreia mundial do Stelvio.
JEEP COMPASS. O novo Compass da Jeep será realizado com base na mesma plataforma que o Grupo Fiat Chrysler Automobiles (FCA) utilizou no Renegade, mas também no Fiat 500 X. Com 4,42 metros de comprimento, terá uma volumetria a meio-caminho entre o Nissan Qashqai e o Mazda CX-5, e diz-se que a habitabilidade e o volume da bagageira poderão ser argumentos.
Este é um modelo global. Será produzido na nova fábrica da FCA em Pernambuco, no Brasil, e ser vendido em cerca de 100 países, e por isso poderá contar com uma gama de 17 motores diferentes, cuja utilização vai variar com cada mercado.
No nosso país, onde o Compass deverá surgir em 2017, a gama de motores não deve ser muito diferente da que está disponível no Renegade, mas ainda é cedo para fazer conjecturas sobre este modelo que vai ser mostrado em Las Vegas.