A BMW acaba de apresentar ao mundo os novos X5 M e X6 M, antes da sua estreia oficial ao público, marcada para a corrida de DTM de Hockenheim, na Alemanha, que se realiza este fim-de-semana.
Qualquer um destes modelos conta com um motor V8 TwinPower Turbo de 4.4 litros que produz 600 cv de potência e 750 Nm de binário máximo. Este motor faz equipa com uma caixa automática M Steptronic de oito velocidades que envia a potência para as quatro rodas e conta com um diferencial activo M.
Tudo isto permite ao X5 M e ao X6 M acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,9 segundos, sendo que a velocidade máxima está, como sempre, limitada aos 250 km/h. Com o pack opcional "M Driver’s" este número sobe para os 270 km/h.
Acha pouco? Então saiba que há uma versão ainda mais potente e rápida, denominada "Competition". Nesta configuração a potência do bloco V8 sobe para uns impressionantes 625 cv, ainda que os 750 Nm de binário se mantenham. O resultado é uma melhoria de 0,1 segundos no exercício de aceleração dos 0 aos 100 km/h, ainda que a velocidade máxima não tenha sofrido alterações.
Além dos "upgrades" feitos ao motor, destacam-se também as melhorias ao nível do chassis, os braços da suspensão específicos da "M", u sistema de direcção único e claro, uma suspensão adaptativa.
Para acompanhar todas estas melhorias mecânicas a BMW equipou estas duas versões com pára-choques mais agressivos, novas grelhas frontais e claro, os típicos espelhos laterais aerodinâmicos que são presença obrigatória nas propostas com a assinatura da divisão "M". A isto ainda se juntam as quatro saídas de escape na traseira, outro elemento distintivo das versões "M".
A versão base conta com um conjunto de jantes de 21’’, mas as variantes Competition apresentam-se com 21’’ à frente e 22’ atrás.
Dentro do habitáculo, tudo o que se espera de uma variante da "M Division". Os acabamentos são da mais elevada qualidade e combinam materiais tão distintos quanto a pele e a fibra de carbono, sem esquecer os vários apontamentos em alumínio.
Estes dois modelos farão a sua estreia comercial na Primavera do próximo ano, mas até ver ainda não são conhecidos os preços para o mercado português.