A Smart acaba de revelar ao mundo o Vision EQ ForTwo, protótipo que fará a sua estreia pública em Setembro, durante o Salão Automóvel de Frankfurt.
Este protótipo já tinha sido prometido pela Smart para o certame germânico, e tal como o próprio nome sugere, vai integrar a "família" EQ, submarca criada para os futuros lançamentos de veículos eléctricos da Daimler. É de resto o primeiro Smart com assinatura "EQ", que até 2022 deve dar o nome a pelo menos dez modelos eléctricos, desde um Smart até um SUV de grandes dimensões.
Assente nos quatro pilares da estratégia futura do grupo Daimler, denominada "CASE", de Conectado, Autónomo, Partilhado ("Shared") e Eléctrico, este Vision EQ concept ForTwo mostra a visão da Daimler para o futuro da mobilidade urbana e daquilo que poderá ser o transporte público individualizado: foi pensado e desenvolvido para ser um veículo eléctrico 100 por cento autónomo que está sempre conectado para o servir sempre que precisar.
Novo Smart Vision EQ Concept é uma “bolha” autónoma para dois
"O Smart Vision EQ ForTwo é a nossa visão do futuro da mobilidade urbana; é o concept de ‘car sharing’ mais radical de todos: completamente autónomo, com máxima capacidade de comunicação, amigável, personalizável e claro, eléctrico", afirmou a CEO da Smart, Annette Winkler.
Tal como referimos acima, este Smart Vision EQ ForTwo foi pensado com o "car sharing" em mente. Trata-se de um conceito que tem vindo a crescer em várias cidades do mundo mas que ainda não encontrou em Lisboa uma cidade para se afirmar.
Um dos principais motivos prende-se com o facto de serem necessárias redes de transportes mais extensas e com centrais preparadas para "acomodar" este tipo de veículos, já que a sua utilização faz muito mais sentido para complementar uma viagem de metro, comboio ou autocarro.
Contudo, e como já aqui mencionámos, é um conceito que tem vindo a ganhar força e que a Daimler até já apoia, basta recordar que o maior serviço de "car sharing" do mundo, a Car2Go, tem quase 14 mil automóveis em cidades europeias, asiáticas e norte-americanas, e é uma subsidiária da própria Daimler.
Com o "car sharing" em mente, o habitáculo deste concept não conta com botões nem comandos, com todas as funções do veículo a serem controladas através do smartphone ou da voz do próprio utilizador. Em vez de um "tablier" tradicional, este Vision EQ ForTwo conta com um enorme display de 24 polegadas que serve de terminal multimédia e de informação.
No exterior o maior destaque vai para o pára-choques dianteiro que conta com um display para comunicar, por exemplo, com os pedestres que atravessam a estrada. Ainda assim, este display também pode ser usado para dar as boas-vindas a um novo utilizador ou para se "despedir" dele.
No que a motorizações diz respeito, a Smart não adianta detalhes acerca do propulsor eléctrico que move este Vision EQ ForTwo. Contudo, confirma que este motor eléctrico se "alimenta" de um pacote de baterias de 30 kWh, sendo que quando o carro não estiver a ser usado vai conduzir sozinho até um estação de carregamento para carregar.