A Renault mostrou o novo Scénic e o Grand Scénic no último Salão Automóvel de Paris, mas estes modelos só vão começar a chegar ao mercado europeu no final do ano, embora em Portugal seja necessário esperar pelo início de 2017 e apenas o Grand Scénic estará disponível porque a versão mais compacta pagaria Classe 2 nas portagens…
A elegância é uma das imagens do novo monovolume da marca francesa onde a forma é o resultado da evolução do concept R-Space. A linha de cintura elevada e jantes de 20 polegadas marcam o estilo de um automóvel à medida das famílias mais numerosas.
A carroçaria com 4,64 metros de comprimento é apenas ligeiramente mais comprida do que a anterior, mas a largura foi dilatada para 1,87 metros, o que potencia a habitabilidade.
No interior é evidente a evolução ao nível da qualidade dos materiais, que é sensível em todos os modelos da marca francesa, e o design remete-nos para o estilo assumido pela Espace. No centro, um grande ecrã táctil reúne alguns comandos associados à condução, à navegação, ao conforto e, claro está, ao sistema de info-entretenimento associado ao R-Link 2, o que reduz o número de botões na consola central.
O espaço disponível e a qualidade dos bancos contribui para o conforto, da mesma forma que as mesas rebatíveis nas costas dos assentos, inúmeros porta-objectos, tomadas USB e a possibilidade de alterar a configuração dos bancos ou esconder aqueles que permitem transportar até sete pessoas, garantem a polivalência. O rebatimento dos bancos está centralizado num comando junto da porta da bagageira. Abdicando das duas filas de assentos e rebatendo o banco dianteiro do lado direito, é possível criar uma plataforma de carga com 2,87metros.
MOTORES. No nosso país o Grand Scenic só vai estar disponível com motores diesel, pois só com eles o peso ultrapassa os 2 300 kg, o que permite a este modelo pagar Classe 1 com a utilização de Via Verde. As opções passam pelos dCi de 110 e 130 cv, para além da versão de 165 cv, que podem ser equipados com caixa manual de seis velocidades ou automática com seis velocidades no motor mais potente e sete na opção de 110 cv. Nesta altura ainda é prematuro falar de preços de modelos que só chegam ao nosso país no início do próximo ano.