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Novo Peugeot 3008

11:25 - 23-05-2016
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O novo 3008 reafirma a aposta da Peugeot no campo dos SUV. Depois do restyling do 2008, a marca francesa mostrou o herdeiro de um modelo que surgiu em 2009 e começava a mostrar sinais de cansaço num segmento onde as novidades não param de surgir.

O design corta com as linhas do passado e assume a imagem de um verdadeiro SUV, deixando de lado o compromisso entre as linhas de um monovolume e as de um SUV. A zona frontal, mais vertical, é marcada por uma grelha que assume a identidade da marca. Um capot longo, uma linha de cintura elevada, pára-choques volumosos e protecções nas cavas das rodas assumem um estilo próximo dos padrões deste tipo de veículos. Pode-se gostar mais ou menos da forma, pois os gostos são subjectivos, mas o novo 3008 tem uma personalidade bem vincada.

As dimensões não enganam. Com 4,44 metros de comprimento, 1,9 metros de largura e 1,62 metros de altura, o novo 3008 é mais volumoso do que o seu antecessor. Cresceu 10 centímetros no comprimento e 0,6 centímetros na largura, apesar de ser ligeiramente mais baixo para potenciar a aerodinâmica.

Não deixa de ser curioso referir que as dimensões do novo SUV da Peugeot são quase iguais às da nova geração do VW Tiguan, que será um dos seus principais concorrentes quando chegar ao mercado em Outubro.

Isto também é valido ao nível da distância entre-eixos, a dimensão que ajuda a explicar o espaço disponível ao nível do habitáculo. No novo 3008 é 13 centímetros maior do que no velho 3008, mas é sensivelmente igual à do Tiguan.

O habitáculo tem uma imagem que nos remete para os últimos modelo lançados pela Peugeot, mas o novo i-Cockpit faz a diferença. Estamos a falar de um painel de instrumentos digital, ao estilo do que a Audi apresenta nos seus topo de gama. Um ecrã de alta resolução com 12,3 polegadas permite ao condutor escolher o tipo de informação que mais lhe interessa. O grafismo é apelativo, sobretudo ao nível do sistema de navegação, mas o grande destaque é o facto deste equipamento ser de série em todas as versões.

No centro do tablier surge ainda um touch screen de oito polegadas, que permite gerir as principais funções associadas ao conforto e às configurações dinâmicas do veículo, para além de ser um interface para associar qualquer smartphone ao 3008.

A gama
oferece um leque de motorizações perfeitamente adequadas à realidade do mercado nacional. As propostas a gasolina passam pelo 1.2 PureTech de 130 cv e pelo 1.6 PureTech de 165 cv, enquanto que ao nível dos diesel temos o 1.6 BlueHDI de 100 e 120 cv, para além do 2.0 BlueHDI com 150 ou 180 cv.

O novo 3008 é um tracção à frente, mas apesar disso não teme as pequenas aventuras fora de estrada que estão associadas aos SUV, veículos pensados para uma utilização no campo do lazer.

Por isso, tal como acontece com o 2008, está equipado com o Grip Control que propõe vários modos de condução (Normal, Neve, Lama, Areia e ESP OFF) geridos electronicamente de modo a potenciarem a capacidade de tracção em zonas de difícil aderência. Este sistema não terá o potencial de uma transmissão total permanente, que abre as portas ao todo-o-terreno, mas permite seguir por todos-os-caminhos. Para além disso, o Assist Descent Control permite controlar o veículo na descida de encostas mais íngremes.

Os preços estão no segredo dos deuses - segundo as nossas estimativas, este modelo deverá ser entre 500 a 1000€ mais caro que o seu antecessor - porque o 3008 ainda vai passar pelo Salão Automóvel de Paris em Setembro, e só surge no mercado em Outubro.




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