O novo Opel Ampera-e, que tem estreia mundial marcada para o final de Setembro, no
Salão de Paris, promete revolucionar um dos grandes obstáculos à democratização dos veículos eléctricos: a autonomia. De acordo com o ciclo NEDC (New European Driving Cycle), a norma actualmente em vigor para estabelecer comparações entre diferentes veículos, o Ampera-e consegue superar a barreira dos 400 km com uma só carga.
Este resultado faz do novo Opel o automóvel eléctrico com maior autonomia neste segmento de mercado, sendo que os concorrentes directos não vão além dos 300 km, no caso do BMW i3, e 250 km no que toca ao Nissan Leaf. Já o Renault Zoe cobre apenas 240 km, ao passo que o Volkswagen e-Golf não vai além dos 190 km.
Opel Ampera-e
Ainda assim, convém esclarecer que o valor apurado no cinclo NEDC não corresponde à autonomia máxima na utilização do dia-a-dia, por culpa de factores como as características da estrada, tipo de condução, peso das cargas ou condições meteorológicas. Porém, a Opel assegura que o Ampera-e será capaz de percorrer mais de 300 km com uma só carga. A bateria, desenvolvida em parceria com a LG Chem, consiste em 288 células de iões de lítio, alcançando uma capacidade de 60 kWh.
"Com o Ampera-e trazemos ao mercado um automóvel elétrico que está apto para a utilização no dia-a-dia. Tem grande autonomia e será proposto a preço razoável, já a partir da primavera do próximo ano. O Ampera-e não é um modelo de ‘eco-luxo’, nem um ‘gadget’, nem um puro segundo carro. Com o Ampera-e demonstramos que a mobilidade eléctrica pode chegar a mais pessoas graças a tecnologia verdadeiramente inovadora. Nós estamos a democratizar o automóvel eléctrico", afirmou Karl-Thomas Neumann, CEO da Opel.
Mas a autonomia não é o único trunfo do Opel Ampera-e. Com 4,17 metros de comprimento, o novo eléctrico da marca alemã oferece um habitáculo capaz de acomodar cinco adultos e uma bagageira com 381 litros de volume de carga.
No que às performances diz respeito, este Ampera-e é capaz de passar dos 0 aos 50 km/h em apenas 3,2 segundos, sendo que a Opel destaca ainda que para passar dos 80 aos 120 km/h são necessários 4,5 segundos, valor que a marca germânica considera importante para as ultrapassagens. A velocidade máxima está limitada electronicamente aos 150 km/h, com a Opel a afirmar que é uma decisão em benefício da autonomia geral do automóvel. Recorde-se que o grupo motopropulsor debita 150 kW, o que equivale a 204 cv, sendo que o binário máximo está fixado nos 360 Nm.