Pesquisa
Novos Modelos

Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0"

11:15 - 06-09-2017
  105
Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Nissan LeafNovo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Nissan LeafNissan LeafNovo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0"
Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Nissan LeafNovo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Nissan LeafNissan LeafNovo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0" Novo Nissan Leaf: tudo sobre o "automóvel eléctrico 2.0"
Novo Nissan LEAF 2018
Novo Nissan LEAF
Autonomia em condições de utilização normal que ultrapassasse os 300 km, divertido de guiar e com um "design" que agradasse a mais gente. Estas eram as três condições na base da concepção da segunda geração do Nissan Leaf e que a marca apresentou ao Mundo esta madrugada em Portugal, em acções simultâneas em Tóquio e Las Vegas. "É o automóvel eléctrico 2.0", anuncia, com visível ambição, a marca nipónica, aspiração baseada no título de modelo "emissões zero" mais vendido, com 283 mil unidades desde o seu lançamento, em 2010.

O novo Nissan Leaf será uma das estrelas do salão de Frankfurt, chegando ao mercado nacional nos primeiros meses de 2018. Os actuais indefectíveis do Leaf ficarão algo desiludidos com o caminho que o modelo tomou em termos estéticos, tornando-se mais convencional, quase diríamos… banalizando as suas linhas face à primeira geração. Mas a Nissan percebera que a diferença que ganhou tantos adeptos para o primeiro Leaf era também um entrave à sua maior expansão, pelo que lhe aplicou a receita da linguagem de "design" já usada no Micra – inspirada no "concept" IDS, o desenho da grelha prova-o – originando uma berlina de cinco portas que dá menos nas vistas mas que poderá atrair mais clientes.

Teve também o condão de conseguir um bom coeficiente aerodinâmico que, sendo igual ao da geração anterior (0,28), respeita a um carro que cresceu em comprimento e largura: mais 3 cm (4,48 m) e 2 cm (1,79 m), respectivamente. Ajudou- o ser 1 cm mais baixo (1,54 m) e ter a parte de baixo carenada e com canais que dirigem o ar. Onde o novo Leaf também cresceu de forma significativa foi na bagageira, agora com 435 litros, em vez dos 370 litros da geração que virá substituir!
Novo Nissan LEAF 2018

Também por dentro há inúmeras alterações, com a Nissan a reivindicar uma sensação mais "premium", embora o tenha equipado com alguns elementos originários do Micra, como o volante e algumas linhas do painel de instrumentos que continua a ser digital. No centro do "tablier" está um ecrã táctil de 7’’ onde se podem comandar inúmeras funções, além de poder espelhar os "smartphones" com as aplicações Apple CarPlay e Android Auto. O que continua igual é o comando da caixa, com aquela muito característica bola com iluminação azulada.

Mas a parte mais importante em que temos de nos deter na segunda geração do Nissan Leaf é na sua plataforma porque é isso que vai levar aos dois outros pilares da sua concepção, a autonomia e a diversão na condução. O novo Leaf utiliza uma evolução da plataforma Mk1 que tem a poderosa bateria de iões de lítio espalhada pelo chão do carro. A sua dimensão é sensivelmente igual à da do primeiro Leaf, a diferença é que tem uma superior densidade de iões, o que lhe permite atingir uma capacidade energética muito superior: 40 kWh em vez dos 24 kWh actuais!

Esta evolução resultou em duas coisas: maior autonomia; mecânica mais potente e um Leaf muito mais mexido! No campo da autonomia, a Nissan anuncia 378 km segundo o (sempre optimista) ciclo europeu NEDC, o que significa que conseguirá passar o objectivo dos 300 km numa condução normal, embora com os cuidados exigidos a um veículo eléctrico. Em relação à mecânica, o seu motor passou de 109 para… 150 cv e um binário de 320 Nm, sendo agora estimada uma aceleração até aos 100 km/h na casa dos 8 s, em vez dos 11,5 s da primeira geração! A velocidade máxima estará limitada aos 144 km/h.
Novo Nissan LEAF

Com o centro de gravidade muito baixo, por as baterias estarem no chão do carro, mais as revisões feitas às suspensões e à parte estrutural do carro (a marca nipónica diz que toda a parte posterior é 15% mais rígida), o comportamento dinâmico promete ser interessante. Até porque a Nissan conseguiu, apesar do aumento das dimensões do Leaf e de o ter carregado com mais tecnologia, manter o peso contido, pela utilização de alguns materiais leves e novas técnicas de soldadura.

O único problema do aumento da capacidade energética das baterias é… não conseguir reduzir o tempo da sua recarga. Mas a verdade é que também não aumentou e agora passa a receber muito mais energia. O Leaf mantém as duas "portinholas" escondidas na frente do carro para os três tipos de carga: numa normal tomada eléctrica (3 kW) demora 16 horas; numa "wallbox" caseira ou nos postos públicos que há nas ruas (6 kW) demora 8 horas; e num posto de carregamento rápido, recupera 80% da carga em 40 minutos.

Falta ainda apresentar as novas tecnologias com que o Nissan Leaf nos chega, algumas até já viradas para a condução autónoma. É o caso do ProPILOT que consegue comandar de forma autónoma o carro, entre os 30 e os 100 km/h, controlando a distância para o veículo da frente e virando o volante para o manter centrado na sua faixa. O sistema consegue mesmo parar o Leaf em caso de necessidade e um simples toque no acelerador reactiva a função ProPILOT. Que tem associada uma outra função, o ProPILOT Parking, que usa 12 sensores ultra-sónicos para guiar o Leaf até um lugar de estacionamento.

Mas a tecnologia de que mais se falou antes da apresentação do Leaf foi o e-Pedal com que a Nissan quer pôr os condutores do seu automóvel eléctrico a usarem só o pedal do acelerador… Porque o efeito de regeneração de energia de travagem é tão forte que bastará tirar o pé do acelerador para o carro travar até ao ponto de parar, numa condução citadina. Não sendo totalmente novo (o efeito regenerativo do BMW i3 é igualmente muito forte), o e-Pedal tem a vantagem de poder ter a sua acção desligada, para quem aprecie uma condução com um carro que desliza mais, embora regenere menos energia e obrigue a travar mais. Certamente que o e-Pedal vai obrigar a uma habituação a esta nova forma de conduzir mas, no trânsito urbano, poderá ser a melhor forma de tirar partido do veículo eléctrico e da regeneração da energia de travagem.

Em traços gerais, fica aqui tudo o que se sabe do Nissan Leaf que começará a ser vendido nos primeiros meses de 2018. Mais tarde, final de 2018 ou início de 2019, chegará uma outra versão, com uma bateria com capacidade ainda superior aos 40 kWh que terá uma autonomia bastante mais alargada e um motor mais potente.
Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Utils/
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.