Está cada vez mais próximo o lançamento da tão esperada segunda geração do Nissan Leaf, um dos mais populares modelos eléctricos, agora profundamente renovada. Mas já lá vamos a essa parte, porque o importante é avançar com as mais recentes novidades que são as da sua chegada a Portugal, sob forma de uma série especial e limitada que estará sob encomenda já a partir da próxima semana!
Vai chamar-se Leaf 2.Zero – ou não tivesse esta geração do modelo nipónico sido apresentada como o "automóvel eléctrico 2.0" –, custará 34.950 € e poderá ser encomendada a partir da próxima 2.ª feira (16 de Outubro), com as primeiras entregas a ocorrerem logo no início de 2018. Terá também um nível de equipamento muito reforçado, incluindo a tecnologia ProPilot que consegue comandar de forma autónoma o carro, entre os 30 e os 100 km/h, controlando a distância para o veículo da frente e "acertando" o volante para o manter centrado na faixa. O sistema consegue mesmo parar o Leaf em caso de necessidade e um simples toque no acelerador reactiva a função ProPILOT. Que tem associada uma outra função, o ProPILOT Parking, que usa 12 sensores ultra-sónicos para guiar o Leaf até um lugar de estacionamento.
Além deste primeiro avanço em direcção à condução autónoma, o Nissan Leaf 2.Zero conta ainda com carregamento rápido e semi-rápido, o e-Pedal – que tem um efeito regenerador tão forte que quase consegue travar o carro sem se carregar no travão, só por se tirar o pé do acelerador! –, câmara 360º com detecção de pessoas e objectos em movimento, jantes de 17 polegadas, faróis de nevoeiro, vidros escurecidos e o sistema NissanConnect EV com Apple CarPlay ouAndroid Auto e telemetria. Um recheio riquíssimo mesmo a convidar os entusiastas do Leaf a avançarem rapidamente para a encomenda da nova geração, até porque esta edição especial estará limitada.
Novo Nissan Leaf já tem preço para Portugal e… super equipamento!
É verdade que os entusiastas do primeiro Leaf não terão apreciado a relativa banalização das linhas da nova geração, mas é o custo a pagar para que aquele modelo consiga agradar a um leque mais vasto de potenciais clientes. As alterações no "design" tiveram ainda o condão de conseguir um bom coeficiente aerodinâmico que, sendo igual ao da geração anterior (0,28), respeita a um carro que cresceu em comprimento e largura: mais 3 cm (4,48 m) e 2 cm (1,79 m), respectivamente. Ajudou- o ser 1 cm mais baixo (1,54 m) e ter a parte de baixo carenada e com canais que dirigem o ar. Onde o novo Leaf também cresceu de forma significativa foi na bagageira que ganhou 65 litros, tendo agora 435 litros!
Também por dentro há inúmeras alterações, com a Nissan a reivindicar uma sensação mais "premium". O painel de instrumentos continua a ser digital e no centro do "tablier" está um ecrã táctil de 7’’ onde se podem comandar inúmeras funções, além de poder espelhar os "smartphones". O que continua igual é o comando da caixa, com aquela muito característica bola com iluminação azulada.
O novo Leaf utiliza uma evolução da plataforma Mk1 que tem a poderosa bateria de iões de lítio espalhada pelo chão do carro. A sua dimensão é sensivelmente igual à da do primeiro Leaf, a diferença é que tem uma superior densidade de iões, atingindo uma capacidade energética muito superior: 40 kWh em vez dos 24 kWh actuais. Isso permite-lhe, por um lado, usar um motor mais potente, tendo passado de 109 para 150 cv e 320 Nm. Por outro, a autonomia aumentou consideravelmente, sendo agora anunciados 378 km, embora segundo o ciclo europeu NEDC que costuma pecar por optimismo em excesso… A velocidade máxima está limitada aos 144 km/h e aceleração até aos 100 km/h faz-se em 8 s, diferença gigantesca face aos 11,5 s da primeira geração!
O Leaf mantém as duas "portinholas" escondidas na frente do carro para os três tipos de carga: numa normal tomada eléctrica (3 kW) demora 16 horas; numa "wallbox" caseira ou nos postos públicos que há nas ruas (6 kW) demora 8 horas; e num posto de carregamento rápido, recupera 80% da carga em 40 minutos.