Por hercúleos esforços que os construtores façam para manter os seus novos modelos secretos até à hora prevista para a sua revelação oficial, vai sendo cada vez mais difícil mantê-los a coberto dos olhares indiscretos… Desta vez a "vítima" foi a Mercedes que pretendia desvendar o novíssimo Classe E Coupé apenas no dia 14, depois de amanhã, mas viu um dos seus catálogos exposto na Internet, através de uma fuga aproveitada por um site belga… E lá se foi o efeito-surpresa…
E o que nos mostram as imagens que já correm a Net à… velocidade da luz?! Um "coupé" de formas muito fluidas e esguias, seguindo a nova linguagem de "design" que a marca de Estugarda tem vindo, aos poucos, a implementar na sua gama e com sucesso: painéis mais lisos, sem tantas arestas, numa simplificação de formas que se têm mostrado do agrado dos seus clientes… e não só!
Detalhe curioso é o terceiro vidro lateral que fica fixo e servindo também de elemento estrutural, permitindo que o pilar C seja mais fino que o habitual num "coupé". O que contribui para a sensação geral de leveza das linhas deste Classe E Coupé (código C238). A frente recebe uma grelha específica, face às versões berlina ou carrinha, enquanto a traseira é, obviamente, totalmente distinta, com o seu perfil descendente, a terminar numas ópticas extremamente elegantes.
Novo Mercedes Classe E Coupé "fugiu"…
O catálogo mostra ainda imagens do Classe E Coupé nos níveis de acabamento Avantgarde e AMG Line, este com elementos mais desportivos na carroçaria e jantes de 19 polegadas. O interior parece em tudo semelhante ao da berlina Classe E, contando com os dois ecrãs de 12,3’’, o do painel de instrumentos e o central de comando das inúmeras funções. Obviamente que os diferentes modos de condução continuam a ser seleccionáveis na consola central, através do botão Dynamic Select, em especial nas versões equipadas com a suspensão pneumática Air Body Control.
O Classe E Coupé estará disponível, na fase de lançamento, na versão Diesel 220 d, com o motor dois litros de 194 cv, associado à magnífica caixa automática de nove velocidades 9G-Tronic. A aceleração até aos 100 km/h será feita em 7,4 s, podendo atingir os 242 km/h. As versões previstas a gasolina são as E 200 (184 cv), E 300 (245 cv) e E 400 4Matic (V6 de 333 cv), capaz de chegar aos 100 km/h em 5,3 s e limitada electronicamente aos 250 km/h. É possível que também esteja já preparada uma variante E 63 AMG…
Todos os detalhes do Mercedes Classe E Coupé, bem como as fotos oficiais, serão revelados depois de amanhã, enquanto a primeira apresentação pública do novo modelo deverá ocorrer no início de Janeiro, no salão de Detroit (Estados Unidos), que abre ao público logo no dia 8. Uns meses mais tarde, será a vez de aparecer o Classe E Cabriolet que, assim, encerrará a total e profunda renovação desta importantíssima família da Mercedes, iniciada com o lançamento da nova berlina, na Primavera passada.