Depois de uma longa espera e de vários "teasers" que nos foram abrindo o apetite, a Mercedes lá mostrou o novo Classe E Cabriolet, modelo que se junta aos restantes elementos da família "E" da Mercedes: berlina, Station Wagon (carrinha), Coupé e a mais "aventureira" ALL-Terrain.
A capota, um dos elementos "chave" desta proposta, é feita num tecido especial que pode "assumir" quatro cores diferentes: castanho, azul, vermelho e preto. Porém, aquilo que todos querem saber é o tempo que demora a fechar/abrir. E nesse campo esta capota de accionamento eléctrico não compromete. Estamos a falar de 20 segundos até ficar completamente aberta ou fechada, sendo que o processo pode ser feito com o carro em andamento até uma velocidade de 50 km/h. Uma vez "arrumada", a capota fica "escondida" sob uma cobertura elegante e que ajuda a complementar o friso cromado que contorna todo o habitáculo.
E se ao nível da forma exterior não há grandes novidades, o mesmo acontece com o interior, que já conhecíamos do novo Classe E. Porém, destacam-se as novas saídas de ar em forma de "turbina" e a utilização de madeiras exclusivas no "tablier". Porém, a lista de opcionais para tornar o interior deste novo Classe E Cabriolet ainda mais impressionante é quase infinita, tudo depende do orçamento disponível. Contudo, destacamos o sistema opcional Aircap, que está colocado no topo da moldura do pára-brisas e ajuda a atenuar o efeito do vento, e o Airscarf, sistema que tal como o nome sugere funciona como uma espécie de cachecol para manter o pescoço quente quando quisermos andar com a capota recolhida. Em dias mais frescos.
No que a motorizações diz respeito, e apesar da Mercedes ainda não ter confirmado a gama de propostas deste Cabriolet, é seguro afirmar que não deverá ser muito diferente das que encontramos no Classe E Coupé. Ainda assim, destaca-se o facto da Mercedes pela primeira vez disponibilizar este modelo com a opção de tracção integral, denominada 4MATIC. Espera-se, portanto, que este Cabriolet esteja disponível com o motor 2.0 litros turbo a gasolina de 183 cv e 245 cv e V6 3.0 litros biturbo de 332 cv. Já no campo dos diesel, estarão disponíveis o 2.0 litros de 194 cv e 150 cv, a que se junto o V6 turbo de 258 cv. Todos estes blocos estarão acoplados a uma caixa automática de nove velocidades 9 G-Tronic.
Mercedes Classe E Cabriolet "25th Anniversary"
No exterior, além das jantes de 20 polegadas, os clientes podem optar por um acabamento em vermelho metálico ou em cinza prata, sendo que a capota apenas está disponível em vermelho.
Recorde-se que a primeira aparição pública deste Mercedes Classe E Cabriolet está marcada para a próxima semana, no Salão Automóvel de Genebra, e a estreia comercial está marcada para o segundo semestre deste ano.