Apresentado no Salão de Frankfurt em 2011 e 1 milhão de unidades vendidas depois, o Mazda CX-5 foi recentemente renovado (
fomos a Barcelona guiar o novo modelo) e acaba de chegar ao mercado nacional.
De forma a enfrentar os desafios de um segmento que está em constante evolução, a marca de Hiroshima apostou por fazer evoluir o design KODO – A Alma do Movimento (que já valeu várias distinções de estilo à Mazda), sendo que as diferenças mais notórias se centram no desenho da grelha dianteira e nos grupos ópticos.
As dimensões não sofreram grandes alterações, mas o habitáculo registou uma evolução da imagem. A aposta no interior continua a ser muito mais sóbria do que no exterior, mas vale a pena registar que a qualidade de construção subiu e é notória em detalhes como as borrachas nas portas (para melhorar a insonorização), os apontamentos cromados e o ecrã (agora numa posição mais elevada) que serve de terminal multimédia e de informação.
E porque este se trata de um carro familiar, importa referir que a bagageira oferece um volume de 477 litros (mais 14 litros que o seu antecessor), sendo que este "número" pode chegar aos 1620 litros com os bancos traseiros rebatidos.
No que a motorizações diz respeito, este novo CX-5 volta a contar com o bloco turbodiesel 2.2 SKYACTIV-D que está disponível com dois níveis de potência: 150 e 175 cv. Este motor pode ser acoplado a uma caixa manual ou automática, ambas de seis velocidades, e pode contar com tracção integral i-ACTIV AWD (na versão mais potente) ou tracção traseira.
Em Portugal o novo Mazda CX-5 está disponível com três níveis de equipamento: Essence, de entrada na gama numa única versão, Evolve, intermédia já com conteúdos significativos e Excellence, que garante mais requinte. Ainda assim, estas versões podem ser aprimoradas com a adição de pacotes como o Pack High Safety, Pack i-ACTIVSENSE, Pack Navi, Pack Leather, Cruise Pack e TAE (tejadilho de abrir eléctrico).
Novo Mazda CX-5 já chegou a Portugal. Saiba os preços!
De acordo com o nível de equipamento escolhido e dos pack seleccionados, os preços situam-se entre os 33.310 euros para a versão 2.2 SKYACTIV-D (150 cv) 2WD Essence e os 53.120 euros da versão de topo deste Mazda CX-5, o 2.2 SKYACTIV-D (175 cv) AWD AT Excellence Pack Leather TAE Cruise Pack Navi.