Um dos grandes objectivos da Lotus passa sempre por arranjar forma de deixar os seus modelos mais leves. E sempre que achamos os engenheiros da marca de Norwich atingiram o limite, eles conseguem sempre poupar mais uns quilogramas…
E foi precisamente isso que voltou a acontecer, com os engenheiros da Lotus a conseguirem "poupar" 14 kg no novo Elise Cup 250 face ao seu antecessor. O peso total (seco) desta proposta é de 884 kg, mas se os clientes estiverem dispostos a pagar, ainda é possível uma "dieta" maior. A "poupança" que mais se destaca é o sistema de escape em titânio, que permite um ganho de 7 kg, e o "pacote" aerodinâmico em fibra de carbono (saias laterais, asa traseira e "splitter" dianteiro) retira mais 3.7 kg do peso total. Substituir a decoração interior por fibra de carbono poupa 2.1 kg adicionais e os travões de disco opcionais permitem "salvar" mais 4 kg.
Esta "dieta", juntamente com o motor de 1.8 litros turbo de quatro cilindros que debita 243 cv e 250 Nm de binário máximo, dão origem a uma receita explosiva. E para isso basta perceber que este Lotus Elise Cup 250 tem uma relação peso/potência de 3.64 kg/cv, "números" impressionantes e que lhe permitem passar dos 0 aos 100 km/h em 3.9 segundos e acelerar até aos 248 km/h. Recorde-se que esta proposta só está disponível com uma caixa manual de seis velocidades.
Dentro do habitáculo destacam-se os bancos desportivos com estrutura em fibra de carbono, a "janela" traseira em policarbonato e a "gaiola" de segurança, sendo que a Lotus garante aos seus clientes as mais recentes opções no campo da conectividade.
A Lotus anunciou este Elise Cup 250 na Alemanha com um preço que arranca nos 62.600 euros. Mas dada a elevada fiscalidade no nosso país, é seguro afirmar que quem quiser comprar este modelo em Portugal terá que desembolsar bastante mais…
Recorde-se que recentemente a Lotus passou a ser controlada pela chinesa Geely, dona da Volvo, que promete acelerar o desenvolvimento da marca britânica e expandir a "oferta" com a apresentação de novos modelos.