A KIA acaba de apresentar o membro mais recente da sua família de SUVs, o XCeed. Este modelo tem por base o "hatchback" Ceed mas apresenta uma posição de condução mais elevada, típica deste tipo de modelos, e uma imagem mais musculada.
Ainda assim, a marca sul-coreana garante que todos os painéis são novos, com excepção das portas dianteiras. Por comparação com o Ceed, este XCeed é 26 mm mais largo e 42 mm mais alto na altura ao solo.
O visual exterior destaca-se pela linha de cintura mais elevada e por um perfil mais robusto. A linha do tejadilho é mais curva e isso fica bem visível atrás do pilar B. Os grupos ópticos também foram redesenhados, tal como a grelha dianteira. A carroçaria pode ter 12 cores distintas e existem dois tamanhos de jantes disponíveis: 16 e 18 polegadas.
Avançando para dentro do habitáculo, muitos elementos do Ceed foram "transportados" para este XCeed. Destacam-se as peles (genuínas e sintéticas) dos bancos e dos painéis, os apontamentos cromados e o novo "yellow color pack", que acrescenta elementos em amarelo que contrastam com o preto dos restantes elementos.
Há um ecrã touch de 8 polegadas disponível de série, mas quem quiser pode optar por um opcional de 10.25 polegadas. Quanto ao painel de instrumentos, é digital e tem 12.3 polegadas. Quanto à capacidade da bagageira, e com todos os bancos em posição, está fixada nos 426 litros, mais 31 litros do que na versão "hatchback".
Quando chegar ao mercado o novo Kia XCeed vai contar com três motores a gasolina e dois blocos diesel. A gama a gasolina será formada por um bloco de 1.0 litro com 3 cilindros que vai produzir 120 cv de potência, por um bloco de 1.4 litros de 4 cilindros com 140 cv e um 1.6 litros T-GDi com 204 cv de potência, sendo que este último já está disponível nas versões GT do Ceed e do ProCeed.
Quanto à família dos diesel, será composta por um motor de 1.6 litros que pode assumir dois níveis de potência: 115 e 136 cv. Todas as versões, com excepção das de entrada de gama a gasolina, podem ser associadas a uma caixa manual de seis velocidades ou a uma transmissão automática de dupla embraiagem de sete velocidades. Mais tarde, haverá uma versão "mild-hybrid" de 40 volts e versões híbridas de ligar à ficha, ou seja, "plug-in".
O Kia XCeed só estará disponível no mercado europeu e fará a sua estreia comercial no terceiro quarto deste ano. A produção arranca em Agosto e terá lugar na unidade de produção de Zilina, na Eslováquia, de onde também saem o Ceed Hatchback e SportsWagon e o Kia ProCeed.