Depois de aproximadamente dois anos e meio de bastante sucesso no mercado, a sexta geração do Ford Mustang vai receber uma actualização de meio ciclo de vida para 2018.
Novo Ford Mustang revelado antes do tempo!
Esta "reforma" trás novos grupos ópticos frontais, uma grelha mais larga, um pára-choques dianteiro redesenhado e um "capot" com novas saliências que ajudam a vincar a personalidade mais "agressiva" deste Mustang. Na traseira, os grupos ópticos também sofreram alterações, mas as maiores mudanças aconteceram no difusor traseiro, que agora conta com um acabamento a preto e, no caso da versão "GT", destaca-se ainda a introdução de um "spoiler" traseiro. É importante ainda destacar que agora os grupos ópticos dianteiros e traseiros passam a contar co tecnologia 100 por cento LED.
Já dentro do habitáculo, o destaque vai para o painel de instrumentos digital de 12 polegadas (opcional) que substituiu o painel analógico convencional e que oferece três "temas" distintos: Normal, Sport e Track Mode. E uma vez que se trata de um "display" digital, o sistema permite uma personalização de acordo com as preferências do condutor.
Mas as novidades no habitáculo não terminam aqui. Pela primeira vez a Ford vai equipar o Mustang com um volante aquecido, uma novidade que certamente irá agradar aos clientes de mercados mais "frios", como o norte da Europa por exemplo.
O sistema a que a Ford chama "active valve performance exhaust system" também será uma estreia neste Mustang e vai permitir aos condutores ajustarem a "banda sonora" do motor de acordo com as suas preferências. Porém, este sistema só estará disponível nas versões com o motor V8.
Depois, destacam-se ainda os novos matérias que a Ford usou no habitáculo, sendo que passa a ser possível escolher a consola central com costuras feitas à mão, um detalhe que confere mais requinte a este interior.
A Ford também fez questão de equipar o próximo Mustang com as mais recentes tecnologias de segurança disponíveis no seu catálogo. Sistema de reconhecimento de peões, alerta de distância, assistente de manutenção na faixa e sistema de alerta do condutor são algumas das tecnologias que estarão ao dispor dos condutores do próximo Mustang.
No que a motorizações diz respeito, a Ford vai focar-se nas duas propostas que já se encontravam disponíveis na Europa, 2,3 litros EcoBoost de quatro cilindros e 5,0 litros V8. As versões que estão actualmente no mercado debitam 314 cv e 418 cv de potência respectivamente, e apesar da marca da oval azul ainda não ter adiantado "números" oficiais, é de esperar que a potência e o binário máximo sofram um aumento. Confirmado para já está a introdução de uma caixa automática de dez velocidades que estará disponível (opcional) tanto nas versões V8 como nas propostas EcoBoost, com a Ford a garantir que esta nova transmissão vai garantir mudanças de velocidade mais rápidas e uma melhor aceleração.
O novo Mustang vai ainda beneficiar de novos amortecedores, uma nova barra de estabilização para melhorar a resposta do carro e uma nova articulação de eixo transversal na suspensão traseira que irá permitir aumentar a rigidez lateral.
A chegada do novo Ford Mustang ao mercado está marcada para o Outono. Porém, e a vários meses de distância, ainda é muito cedo para falar de preços, que tudo indica que possam sofrer um ligeiro aumento. Recorde-se que o actual Ford Mustang começa nos 50 011€, para a versão Fastback com o motor 2.3 EcoBoost de 314 cv e arranca nos 96 256€ para a proposta de 5.0 litros V8 de 418 cv e caixa automática de seis velocidades.