A General Motors está a desenvolver um novo Corvette. O modelo actual foi lançado em 2013 e começa a ser altura para a apresentação da oitava geração do mais famoso dos desportivos americanos e já se fala numa alteração radical que pode passar pela montagem do motor em posição central, em vez de ocupar a zona dianteira como sempre aconteceu.
Mas antes do novo Corvette vai surgir uma versão ZR1, radical em termos de potência e performances. O protótipo tem sido testado nos EUA, mas também em Nurburgring.
O grande aileron traseiro (será certamente opcional) mas a bossa no capot dianteiro não engana e mostra que este V8 está mais musculado do que nunca. Este Corvette será diferente de qualquer outro e indica que a marca americana está pronta a lançar mais uma versão ZR1, o que a confirmar-se será a terceira ao longo da história do modelo onde esta sigla foi sempre sinónimo de propostas extremas.
Novo Corvette ZR1 com mais de 750 cv
Como é natural a General Motors mantem este projecto em grande segredo, mas tudo indica que o super-Corvette poderá ser apresentado em 2018 e manterá a arquitectura tradicional com o motor à frente e a tracção traseira. As opções coupé e roadster também serão mantidas.
Como não poderia deixar de ser, o bloco V8 será a alma do novo ZR1, mas o compressor mecânico poderá elevar a potência para os 750 cv (ou mais), algo fundamental para ultrapassar os 659 cv disponíveis no Z06, o mais potente modelo do catálogo actual. Pode não se saber muito sobre as características do motor, mas quem já o ouviu a rugir nas montanhas de Eiffel, diz que o barulho é assustador…