A BMW anunciou oficialmente os primeiros detalhes da sétima geração do Serie 3, que deve chegar ao mercado no início de 2019. O desenvolvimento está praticamente concluído, mas os testes ainda prosseguem em locais "obrigatórios" como o circuito de Nordschleife-Nurburgring.
A camuflagem esconde as principais alterações na imagem, mas é fácil perceber que o novo Serie 3 não será tão desportivo, assumindo um estilo mais próximo do actual Serie 5. A BMW ainda não anunciou as dimensões, apesar de já ter admitido que será cerca de 55 kg mais leve e que a repartição de massas será de 50/50 entre os eixos dianteiro e traseiro.
A carroçaria garante uma maior rigidez e é natural que o novo Serie 3 seja mais largo, porque a marca de Munique admite que as vias foram dilatadas. Também fala numa nova arquitectura inovadora para a suspensão, que terá uma versão M-Sport 10 milímetros mais baixa do que a das restantes propostas. Também vai estar disponível um diferencial activo para as versões mais potentes e melhor equipadas.
Não há grande detalhes sobre a oferta de motores, mas se por um lado ela não deva fugir muito ao que está disponível na gama actual, por outro sabe-se que vai surgir um novo bloco a gasolina, anunciado como o mais potente quatro cilindros jamais montado num BMW. A marca não fala de potência ou de performances, mas adianta que este motor permite reduzir os consumos em cerca de 5% face ao bloco actual. A caixa automática Steptronic de oito velocidades desempenha um papel importante neste resultado.
A sétima geração do Serie 3 será apresentada nos próximos tempos, vai passar pelo Salão Automóvel de Paris e deve chegar ao mercado no início de 2019.