A Audi acaba de apresentar a versão diesel do SQ5, a solução ideal para aqueles que acham que o SQ5 a gasolina passa demasiado tempo no posto de abastecimento. Revelado em exclusivo para o mercado europeu, este SQ5 Diesel é alimentado por um bloco V6 TDI de 3.0 litros e conta com um sistema "mild-hybrid" e com um compressor eléctrico (EPC).
Esta tecnologia foi apresentada no Audi SQ7 TDI e faz com que o binário esteja disponível de imediato, sem atrasos provocados pelo turbo, ao mesmo tempo que ajuda a melhora o consumo de combustíveis.
Este motor V6 produz 347 cv de potência e 700 Nm de binário máximo e surge associado a uma caixa tipronic de oito velocidades e ao sistema de tracção total Quattro da marca dos quatro anéis. Estes números permitem uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 5,1 segundos, ao passo que a velocidade máxima está limita a 250 km/h.
Este sistema é capaz de enviar até 85% da potência para o eixo traseiro e 70% para o eixo frontal, mas em condições de condução normais a distribuição de potência é de 40:60.
De série o Audi SQ5 Diesel está disponível com jantes de 20 polegadas, luzes LED na dianteira e na traseira, luzes de mudança de direcção dinâmicas e acabamentos exteriores contrastantes na grelha dianteira, pára-choques frontal e traseiro, barras do tejadilho, molduras das portas e capas dos espelhos laterais.
O habitáculo é marcado por bancos desportivos em pele e Alcantara com costuras num tom contrastante, pedais em aço, patilhas de mudanças em alumínio, soleiras das portas iluminadas e claro, logos "S" que nos lembram que estamos numa versão mais desportiva do SUV da marca de Ingolstadt.
A chegada do novo Audi SQ5 TDI aos concessionários está marcada para o Verão desde ano, mas ainda não há qualquer indicação de preço para o nosso país.