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A Ariel acaba de apresentar a mais recente geração do Atom. Por fora pode parecer mais um modelo desta pequena empresa britânica, mas a verdade é que esta quarta geração do derradeiro brinquedo para "petrolheads" está recheada de novidades.
Mesmo que não pareça. A Ariel garante que do modelo antigo só aproveitou os pedais de embraiagem e travão e a tampa do depósito de combustível. Tudo o resto é novidade, incluindo o novo chassis tubular que a fabricante britânica garante ter mais 15% de rigidez.
Atrás, a alimentar tudo isto, continua a estar um modelo de origem Honda. Trata-se de um bloco de 2.0 litros turbo de 320 cv de potência e 420 Nm, o mesmo que podemos encontrar debaixo do "capot" do… Honda Civic Type R! Estes números permitem que o Atom acelere dos 0 aos 100 km/h em 3,0 segundos, dos 0 aos 160 km/h em 6,8 segundos e chegue aos 261 km/h de velocidade máxima.
Este motor surge acoplado a uma caixa manual de seis velocidades que envia a potência em exclusivo para as rodas traseiras. Conta ainda com um diferencial autoblocante e com uma suspensão com amortecedores Bilstein de série.
Pensado para uma utilização na pista, mais concretamente nos "track days", este Atom conta com "launch control", controlo de tracção e uma carroçaria em fibra de carbono que gera mais carga aerodinâmica. Mas convém recordar que este modelo radical também está homologado para circular na estrada, pelo que a Ariel o equipou com um depósito de combustível maior que lhe permite uma autonomia de 500 quilómetros.
O novo Ariel Atom 4 tem estreia marcada para esta semana, no Goodwood Festival of Speed e terá um preço base de 39.975 libras no Reino Unido, o equivalente a 45.200 euros. A Ariel já confirmou que as primeiras entregas começam na Primavera de 2019 e que a produção anual será limitada a apenas 100 unidades.