Há cerca de um ano demos aqui a notícia de que a Saab, marca sueca que ganhou nome pelo caminho próprio que sempre trilhou com os seus carros, tinha terminado definitivamente. E que seria substituída por um consórcio sueco-chinês com a sigla NEVS, acrónimo de National Electric Vehicle Sweden que pretendia fabricar carros eléctricos para o mercado chinês, a partir de 2017, com base no antigo Saab 9-3. A promessa mantém-se de pé e a NEVS mostrou imagens dos protótipos dos dois 9-3 EV que pretende produzir.
A nova marca apenas anunciou que os carros – que são, basicamente, a berlina 9-3 e a carrinha na variante 9-3x – terão autonomia de 300 km, não fornecendo outros dados técnicos. O plano da NEVS é, de início, lançar estes dois modelos num programa de "car sharing" na região metropolitana de Tianjin com… 15 milhões de habitantes.
A empresa explicou ainda que os seus carros terão um sistema de filtragem do ar no habitáculo que designa por "Always Clean Air Cabin" e que diz ser 99% eficaz na eliminação das partículas em menos de um minuto. Os NEVS 9-3 EV serão também um "hotspot" WiFi, terão as baterias geridas através de smartphones e receberão actualizações de "software" automáticas.
A NEVS, cujo presidente é o sueco Mattias Bergman, anunciou que exibirá o primeiro "concept" já na próxima semana, numa feira de electrónica em Xangai. E que tem já 150 mil encomendas de diversas empresas chinesas para o 9-3 EV que será lançado em 2018. A NEVS deverá lançar, posteriormente, três outros modelos, nomeadamente um veículo comercial, mas sempre com motorização eléctrica.