Depois de muitos meses de treino e de mais de 2 mil horas de trabalho, um grupo de 35 estagiários da Skoda criou o Mountiaq, um protótipo de uma "pick-up" feito com base no SUV médio da marca checa, o Skoda Kodiaq. Por comparação com o Kodiaq, o Skoda Mountiaq é 302 mm mais longo, 123 mm mais largo e 34 mm mais alto.
Com lugar para dois ocupantes no interior e com uma ‘caixa’ de carga assinalável, este Skoda Mountiaq obrigou a que quase todos os painéis da carroçaria fossem redesenhados. Os pára-choques são totalmente novos, assim como os faróis de nevoeiro, as portas são mais curtas e as cavas das rodas mais largas.
Destacam-se as protecções inferiores em metal, bem como a estrutura tubular montada na zona de carga, onde encontramos dois compartimentos e um kit de iluminação. Mas o que mais salta à vista neste modelo – um dos mais radicais de sempre da marca checa – é a protecção metálica na dianteira com um guincho de reboque, o "snorkel" para navegar por águas profundas e o kit de iluminação montado no tejadilho. Isto já para não falar da cor pouco discreta que contrasta com as jantes pretas.
A revolução visual também chegou ao interior. Os bancos passaram a ser desportivos e com enorme suporte lateral e o volante e a alavanca das mudanças ganharam apontamentos em laranja. Há ainda um conjunto de walkie-talkies, um pequeno frigorífico e um sistema de som de 320 watts com um subwoofer de 2000 watts. Música não vai faltar!
Este é um daqueles casos óbvios em que o visual do carro remete a motorização para segundo plano, mas ainda assim, importa dizer que esta "pick-up" é movida por um motor a gasolina de 2.0 litros que produz 190 cv de potência.
Para já não passa de um protótipo e nada indica que será produzido, mas o resultado final merece aplausos.