A Morgan é o supra-sumo da nostalgia e os seus clientes compram automóveis que continuam a ser feitos da mesma forma com o eram antes de eles terem nascido. Para muitos é uma ponte entre o passado e o futuro, para outros são propostas loucas. Mas a Morgan continua a ter clientes fiéis...
O motor de 1.983 cc debita 82 cv e permite que este "dinossauro" dos tempos modernos seja capaz de passar de 0 a 100 km/h em seis segundos e atingir os 185 km/h.
Mas se a Morgan cultiva a tradição do passado, também está atenta aos sinais do futuro, e por isso apostou na motorização eléctrica no novo EV3, tendo anunciado uma autonomia de 190 km com baterias de lítio com 21 kW.
Estranho, bizarro e, porque não dizer, caricato, são os melhores adjectivos para classificar uma proposta que nos remete para os automóveis (primários) dos anos 30 e avança com uma motorização que (dizem) é uma das soluções para o futuro da mobilidade.
O EV3 ganhou 25 kg face ao 3-Wheeler graças à adopção de painéis em materiais compósitos e em fibra de carbono (algo que a Morgan nunca havia utilizado), pesando apenas 500 kg.
Os 57 cv de potência anunciados podem parecer magros, mas o 3-Wheeler a gasolina não vai além dos 87 cv e as performances não deixam ninguém com os cabelos em pé: fala-se de nove segundos de 0 a 100 km e de uma velocidade máxima de 145 km/h.
Estas performances apontam para uma proposta apresentada para quem está interessado em passear e não quer ir para muito longe. Para esses, os 190 km de autonomia não serão uma grande condicionante. No npvo Morgan EV3 ainda não tem preço, mas os responsáveis pela marca dizem que deve estar perto das 32 mil libras (36.231 €), o preço actual do 3-Wheeler, mas com a fiscalidade nacional nunca se sabe o que isto quer dizer no nosso país.