Está, finalmente, para chegar a maior novidade da segunda geração do Mini Countryman, a versão híbrida "plug-in", denominada Mini Cooper S E Countryman ALL4, já disponível para encomenda e a entregar a partir de Julho. Apesar da importante componente ecológica, nomeadamente a capacidade de percorrer até 42 km em modo eléctrico, destaca-se também por ser a segunda versão mais potente do Countryman, com um total de 224 cv e 385 Nm, apenas menos 7 cv que a desportiva versão John Cooper Works!
Mini Countryman híbrido já pode ser encomendado, saiba quanto custa!
Estamos, pois, perante o melhor de dois mundos naquela que é a primeira variante electrificada comercializada pela marca. Porque, além das prestações entusiasmantes – 6,9 s de 0 a 100 km/h e 198 km/h –, a Mini anuncia um consumo médio de 2,1 l/100 km e emissões de 49 g/km de CO2. Valores extremamente reduzidos porque levam em linha de conta, obviamente, a quilometragem que o Countryman consegue fazer sem gastar uma "pinga" de gasolina, graças ao motor eléctrico, alimentado pela bateria de iões de lítio, colocada sob o banco traseiro.
A mecânica é, no fundo, a já é conhecida do 225 xe, modelo da "irmã mais velha" BMW e com méritos reconhecidos. À frente está o motor de três cilindros, turbo, e 1,5 litros, com 136 cv e 220 Nm, acoplado à caixa automática Steptronic de 6 velocidades, movendo as rodas dianteiras. No eixo traseiro está um motor eléctrico de 65 kW (equivalente a 88 cv) que move as rodas posteriores, através de um caixa de uma única velocidade. Isso faz com que este Mini híbrido mereça o logo ALL4, pois torna-se um quatro rodas motrizes, embora possa funcionar apenas com as rodas da frente a "puxar" ou, quando activado o modo 100% eléctrico, só com as de trás a "empurrar".
O motor eléctrico vai buscar a energia de que necessita à bateria de iões de lítio de 7,6 kWh de capacidade que se encontra sob o banco traseiro que, por isso, nesta versão está milimetricamente subido. Também a bagageira sofre uma diminuição da sua capacidade, variando entre os 405 e os 1275 litros (em vez de 450 a 1390 litros das versões convencionais). Por fim, pela menor necessidade de combustível, o próprio depósito foi reduzido de 45 para 35 litros. Quanto ao carregamento da bateria, numa tomada de 240 Volts, o carregamento da bateria demora cerca de 3h15, tempo que se reduz para 2h15 se se utilizar uma "wallbox".
O Mini Cooper S E Countryman ALL4 tem a possibilidade de rodar em modo puramente eléctrico, conseguindo uma autonomia máxima de 42 km e até aos 125 km/h mas… ou uma coisa ou outra. Este Countryman híbrido tem três modos de condução seleccionáveis, dois dos quais eléctricos: AutoeDrive permite rodar em modo eléctrico até um máximo de 80 km/h; MaxeDrive permite atingir os tais 125 km/h; e o modo Save Battery que faz com que apenas funcione o motor a gasolina (o Countryman torna-se um tracção dianteira), para manter a carga da bateria sempre acima dos 90% para usar mais tarde, por exemplo, numa zona urbana.
Em Portugal, o Mini Cooper S E Countryman ALL4 custa 39.350 €, incluindo já a caixa automática de 6 velocidades, sistema de navegação, volante multifunções, jantes de 17’’, ar condicionado bizona, sensores de estacionamento traseiros, sensores de chuva e luz, "cruise control" com função de travagem, computador de bordo e faróis "full LED" adaptativos. Além de contar com a gratuitidade do serviço de manutenção básica durante 5 anos ou 80.000 km.