A Mini junta, pela primeira vez, o seu motor mais potente ao novo sistema de tracção integral para oferecer a mais divertida versão da sua carrinha Clubman até hoje produzida! O nome é quase tão grande… como o carro: eis o MINI John Cooper Works Clubman, com 231 cv distribuídos pelas quatro rodas pelo sistema ALL4.
Mini Clubman ganha versão desportiva John Cooper Works
Esta versão recebe o motor de dois litros com um turbo e um intercooler revistos, face ao Cooper S, de forma a conseguir 39 cv extra e um binário máximo de 350 Nm. Por outro lado, o sistema ALL4 garante a chegada do binário às rodas traseiras através de uma embraiagem electro-hidráulica no eixo posterior que vai gerindo a sua distribuição em função das necessidades da aderência. A caixa é manual de seis velocidades ou, em opção, automática de oito velocidades.
Com aquele poderio libertado pelo dois litros turbo, esta versão apimentada da carrinha Clubman atinge os 100 km/h em apenas 6,3 s, com a Mini a anunciar os 238 km/h como velocidade máxima. A suspensão tem uma afinação específica, certamente mais seca para melhorar o comportamento em curva (amortecedores adaptativos estão na lista de opcionais), com travões Brembo de maiores dimensões, um sistema de escape especial e jantes de 18 polegadas.
Tratando-se da versão de topo da gama Mini Clubman, e com um cariz tão desportivo, conta também com alguns equipamentos específicos, como os bancos desportivos, pedais em alumínio e um volante especial John Cooper Works. Também a carroçaria recebe o habitual "tratamento JCW", com entradas de ar mais largas, um "spoiler" traseiro e uma cobertura da grelha dianteira com uma textura em ninho de abelha, além dos habituais logos JCW.
Faróis em LED, os vários modos de condução Mini seleccionáveis pelo condutor, sensores de estacionamento, o "cruise control" activo com função de travagem de emergência (controlado por uma câmara) e o sistema de "infotainment" com ecrã táctil de 6,5’’ (8,8’’ em opção) são outros equipamentos de série.