A Militem, um "preparador" italiano com sede em Monza, propõe uma "opção europeia" para a monstruosa RAM 1500 RX americana, o que equivale a dizer que esta pick up está homologada para circular na União Europeia.
O potencial comprador também não terá preocupações com o futuro dos motores diesel porque a RAM 1500 RX está equipada com o bloco V8 Hemi a gasolina com 5,7 litros de cilindrada e 410 cv de potência. O bloco, permite desactivar quatro cilindros a regimes mais baixos para poupar gasolina e a Militem fala em médias de 12,8 litros/100 km, mas é difícil acreditar que seja possível realizar médias deste nível.
A potência do V8 Hemi não foi alterada, mas os 555 Nm de binário e uma caixa automática ZF de oito velocidades garantem acelerações poderosas a baixo regime e a tracção total permanente, gerida electronicamente, ajuda a colocar todos os cavalos no chão.
O trabalho da Militem incidiu basicamente na imagem e no comportamento dinâmico da RAM 1500 RX. O design é tão agressivo quanto possível e os italianos propõem uma suspensão pneumática e outra convencional, a exemplo do que acontece com o modelo de série, mas qualquer das suas propostas é original e pensada para uma utilização nas estradas europeias.
O interior é marcado pelos forros e estofos em pele e alcantara e há detalhes específicos como o potente sistema de som da Alpine.