Pesquisa
Concept Cars
Mil cavalos eléctricos para… bater a Tesla!
10:36 - 16-06-2016
  98
Mil cavalos eléctricos para… bater a Tesla!Mil cavalos eléctricos para… bater a Tesla!Mil cavalos eléctricos para… bater a Tesla!Mil cavalos eléctricos para… bater a Tesla!Mil cavalos eléctricos para… bater a Tesla!Mil cavalos eléctricos para… bater a Tesla!Mil cavalos eléctricos para… bater a Tesla!Mil cavalos eléctricos para… bater a Tesla!
Mil cavalos eléctricos para… bater a Tesla!Mil cavalos eléctricos para… bater a Tesla!Mil cavalos eléctricos para… bater a Tesla!Mil cavalos eléctricos para… bater a Tesla!Mil cavalos eléctricos para… bater a Tesla!Mil cavalos eléctricos para… bater a Tesla!Mil cavalos eléctricos para… bater a Tesla!Mil cavalos eléctricos para… bater a Tesla!
Se a Tesla parece trilhar um novo caminho que começa a preocupar seriamente os grandes construtores já estabelecidos, nomeadamente as marcas "premium" alemãs, com as suas berlinas e SUV com motores eléctricos de altas "performances", eis que também o fabricante norte-americano começa a ser… alvo de perseguição!

Da Califórnia, mais concretamente da zona de Long Beach, nos arredores de Los Angeles, a Faraday Future pretende seguir no encalço da Tesla e quer ser levada a sério: depois de ter já aliciado elementos seniores de marcas como Audi, BMW e… Tesla, acaba de contratar Marco Mattiaci, durante largos anos executivo de referência da Ferrari, nomeadamente presidente da Ferrari North America e, depois, responsável máximo da Scuderia Ferrari no Mundial de Fórmula 1! Mattiaci entra para a Faraday Future com a responsabilidade de liderar o marketing, comunicação, distribuição e vendas.

Mas, afinal, o que é a Faraday Future? O seu cartão-de-visita é um espectacular protótipo, o FFZERO1 Concept, um superdesportivo eléctrico de 1000 cv de potência, apresentado no início do ano, na maior feira de produtos electrónicos, em Las Vegas. Por trás desta empresa de que se conhecem poucos responsáveis está um bilionário… chinês, Jia Yueting, que fez fortuna com uma empresa de entretenimento online, a LeTV.

Dinheiro parece não faltar, pois já está em andamento a construção da futura mega fábrica da Faraday Future, a norte de Las Vegas, num investimento de mil milhões de dólares e que empregará 4500 pessoas. É aí que serão feitos os automóveis que a Faraday Future virá a comercializar e com que pretende seguir uma estratégia algo semelhante à da Tesla.

Ou seja, o protótipo digno de filmes de ficção que aqui mostramos não é mais que um "teaser" do que a nova marca seria capaz de fazer mas, no fundo, o seu objectivo será criar uma gama de veículos eléctricos. Na base estará uma plataforma modular que incluirá as baterias e que poderá aumentar ou diminuir (bem como o tamanho das baterias), em função da dimensão do carro a produzir.

A Faraday Future quer começar por uma berlina grande e cara (tal como a Tesla fez…), passando depois para os SUV e carros mais acessíveis, para um volume de produção considerado médio. No fundo, uma estratégia decalcada da da marca fundada por Elon Musk… Mas é um claro sinal dos tempos quando uma marca que é tida como estando sozinha a desbravar novos caminhos passa a ter, ela própria, concorrência! Que, pelas contratações que está a fazer, é para ser levada a sério.

É uma nova era que se abre na mobilidade eléctrica, com as marcas europeias agora acelerar para não perderem o comboio!
Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.