O Mercedes SLC é o herdeiro do roadster com origens em 1996. Foi renovado ao longo dos anos
e a última geração estava no catálogo desde 2011. Mas a reformulação da gama Mercedes integrou este descapotável de dois lugares na "família" da Classe C. Foi o momento ideal para renovar uma proposta que começou por receber um novo nome – SLC -, mas não estamos a falar de uma novidade absoluta, apenas de uma profunda remodelação que alterou a imagem e aumentou a versatilidade.
O design está mais apelativo. Seguiu as linhas assumidas pelos designers da marca de Estugarda nos últimos lançamentos e assumiu um estilo que tem muito a ver com o prestigiado SL, bem patente na zona dianteira. Mas as dimensões da carroçaria não se alteraram. O SLC mede 4,13 metros e assume um estilo mais compacto do que os seus principais rivais: o BMW Z4 e o Audi TT Roadster.
No habitáculo, o novo volante, o desenho do tablier e os detalhes de todos os comandos garantem uma imagem mais dinâmica. Mas é aqui que surgem mais opcionais que, como não poderia deixar de ser, custam dinheiro. O deflector traseiro em acrílico, que evita o turbilhão do ar no interior, custa 200€, a câmara de marcha-atrás 500 €, o tejadilho panorâmico 2 950 €, e por aí fora...
A capota metálica pode ser aberta ou fechada com o carro em andamento. Não é uma novidade, mas o sistema é mais rápido e assegura a polivalência de utilização deste pequeno desportivo.
Gama. Em Portugal, os diesel foram sempre os mais procurados. Guiámos e gostámos do renovado 250d (desde 53 900 €) com a nova caixa automática de nove velocidades, que aproveita na perfeição os 209 cv disponíveis. O sistema "Dynamic Select", que permite alterar as leis de funcionamento da direcção, travões, acelerador e a rapidez das passagens de caixa, é de série e no modo mais dinâmico vinca o carácter desportivo de um modelo rápido e eficaz em curva. Mas quando se olha para os preços, não podemos esquecer o 180 a gasolina com um motor 1.5 de 156 cv. Não é, nem poderia ser, tão dinâmico, mas o preço começa nos 42 800 €.
Quem gosta de emoções fortes e pode pagar por elas, o novo SLC 43 AMG é a grande opção. Conta com um motor V6 biturbo com 3.0 litros de cilindrada em vez do V8 atmosférico de 5.5 litros. Só garante 367 cv (menos 55 cv), mas o preço baixa 26 mil euros (desde 79 900 €) e as performances são dignas de registo: 4,7 segundos para passar de 0 a 100 km/h. É um automóvel feito à medida do prazer de condução com um comportamento dinâmico que merece aplausos.