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Mercedes-Benz GLC já é eléctrico sem perder as formas clássicas

12.17h
 
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Mercedes-Benz GLC já é eléctrico sem perder as formas clássicas

Visual renovado mas sempre maciço, interior modernizado e uma novíssima plataforma definem o Mercedes-Benz GLC com tecnologia EQ, uma terminologia para "explicar" que agora totalmente eléctrico.

Mercedes-Benz GLC já é eléctrico sem perder as formas clássicas

Revelado este domingo, na véspera da abertura das portas do salão automóvel de Munique, o campeão de vendas da insígnia germânica é o primeiro modelo da gama a exibir a exclusiva grelha iluminada.

Reinterpretação da grade cromada que caracteriza os Mercedes-Benz clássicos, tem como opção a possibilidade de equipar 942 pontos retroiluminados para receber o condutor com diferentes animações.

A estrela ao centro, assim como a moldura da grelha, também são iluminados, enquanto na traseira destaca-se uma larga barra preta a toda a largura para acolher os farolins com estrelas luminosas, como acontece no recente CLA eléctrico.

Visual mantém-se clássico

Apesar destas evoluções, mantém-se clássica a estética geral para não ferir as susceptibilidades dos adeptos das versões equipadas com motorizações térmicas.

Está igualmente bem maior do que o antecessor: são 4,85 metros de comprimento (+13 cm) por 1,91 de largura (+2 cm), com a altura a fixar-se nos mesmo 1,64 metros.

E depois são os 2,97 metros a separar os dois eixos a assegurarem um amplo espaço a bordo, ao ganhar mais 8 cm para beneficiar quem viaja atrás.

A bagageira propõe 570 litros, em termo de capacidade de carga, que podem crescer até aos 1.740 litros com os bancos traseiros rebatidos; sob o capô somam-se mais 128 litros para guardar algo mais do que os cabos de carregamento.

Três ecrãs num só visor

Nos anos mais recentes, a Mercedes-Benz tem-se especializado em ecrãs que ocupam o tabliê a toda a largura, e este GLC eléctrico não é exceção.

O Hyperscreen de 39,1 polegadas em que actua o novo sistema de infoentretenimento MBUX, combina três visores "inteligentes" apoiados na inteligência artificial e em potentes chips para processar a informação em milissegundos.

Em termos mais práticos, significa que o sistema será capaz de "aprender" as preferências do condução, adaptar-se às respectivas mudanças e tomar decisões em tempo real, se tal for necessário, segundo o que afirma a Mercedes-Benz.

Este ambiente tecnológico não descura a apresentação moderna e refinada a bordo, com materiais e acabamentos de qualidade como é próprio num premium, mas com a quase ausência de botões físicos.

É certo que o volante multifunções abriga algumas teclas para controlar funções como o volume do rádio ou os assistentes de condução, mas será necessário "navegar" pelo ecrã multimédia para grande parte das configurações.

Equipado com a quarta geração MBUX, este GLC é o primeiro modelo a integrar um sistema de infoentretenimento apoiado na inteligência artificial desenvolvida em conjunto com a Google e a Microsoft.

Mais de 700 km eléctricos

Num plano mais prático, este GLC 400 4MATIC com tecnologia EQ, que é a primeira variante da linha, beneficia da plataforma MB.EA com uma arquitectura SDV e uma tensão de 800 volts.

Projectada para a propulsão elétrica, a estrutura também servirá de base aos futuros Mercedes-Benz sem emissões, sendo o Classe C EQ a lançar no próximo ano o segundo modelo a adoptá-la.

Tecnicamente, o SUV combina dois motores eléctricos para uns combinados 360 kW (489 cv) passados às quatro rodas, com a bateria de iões de 94,5 kWh líquidos a prometer uma autonomia até aos 713 quilómetros.

Recarregável a uns máximos 330 kW DC, ou até 22 kW em corrente alternada, é passível de recuperar um pouco mais de 300 quilómetros numa dezena de minutos, ou 22 minutos para cumprir os dez a 80% de capacidade do acumulador.

No comportamento dinâmico, as acelerações dos zero aos 100 km/hora são cumpridas em 4,3 segundos, com a velocidade máxima a ficar limitada aos 210 km/hora.

E, como acontece no novo CLA 100% eléctrico, equipa uma caixa de duas velocidades associada ao propulsor traseiro para melhores acelerações e consumos mais baixos, a variarem entre os 14,9 e os 18,8 kWh/100 km.

O GLC com tecnologia EQ deverá começar a chegar aos concessionários no primeiro trimestre de 2026, e se os preços ainda não foram anunciados, sabe-se que tem um pacote de tecnologias opcionais,

Nele combina-se o amortecimento pneumático Airmatic associado às quatro rodas direccionais, sendo a bomba de calor de série no GLC EQ 400 4MATIC.

Mais tarde irão seguir-se outras variantes a expandir a gama, incluindo uma versão com tracção às duas rodas alimentada por uma bateria de menor capacidade.

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