O Mercedes-Maybach S600 Pullman é impressionante nos seus 6,5 metros de comprimento. É um topo de gama à medida de quem gosta de dar nas vistas mas tem receio de ataques terroristas ou de atentados, e por isso está disponível uma versão blindada (nível VR9), à prova de armas de fogo ou mesmo bombas.
O nível VR9, disponível na carroçaria e nos vidros, garante uma blindagem resistente a projecteis de armas de guerra, granadas e até ao rebentamento de 15 kg de TNT a menos de dois metros de distância.
A transformação do Pullman parte de uma carroçaria base, que, na Alemanha, sem os impostos que temos em Portugal, tem um preço na casa dos 400 mil euros, um valor que sobe exponencialmente de acordo com as exigências específicas de cada cliente, e neste tipo de automóveis não há limite. O preço de uma versão com o nível VR9 pode aproximar-se dos 1,5 milhões de euros, antes de impostos.
A blindagem é realizada a partir de uma carroçaria nua, que recebe os mais variados reforços estruturais realizados com aço de alta resistência, fibras e materiais sintéticos, como kevlar e polietileno, apesar da composição da estrutura ser secreta. A plataforma também é blindada, o mesmo acontecendo com as zonas atrás do motor e à frente do porta-bagagens. Os vidros laminados são reforçados com placas de policarbonato, mantendo uma transparência perfeita, apesar da sua grande espessura (não divulgada).
É criada uma verdadeira "célula de sobrevivência" que protege o habitáculo, onde a zona dianteira, reservada ao motorista, é separada por um vidro cuja transparência pode ser regulada pelos ocupantes dos bancos traseiros, que o podem mesmo tornar opaco.
O peso das portas blindadas exige a assistência de motores específicos e o movimento dos vidros é assistido por sistemas hidráulicos.
O cliente pode escolher entre as diversas propostas opcionais, que podem ser tão simples como luzes para assinalar marcha de urgência, sirenes ou um sistema áudio que permite comunicar com o exterior, composto por um microfone e um altifalante, mas também radicais como um equipamento anti-incêndio, capaz de apagar uma bomba incendiária lançada sob o Pullman ou a disponibilização de oxigénio para manter respirável o ar disponível no habitáculo.
Tudo isto eleva o peso do Mercedes-Maybach S600 Pullman para 5,6 toneladas em ordem de marcha. Para deslocar esta massa, a suspensão é naturalmente adaptada, o mesmo acontecendo com os travões. O motor é o V12 biturbo de 530 cv de potência e 830 Nm de binário, que por imperativos de segurança tem a velocidade máxima limitada a 160 km/h.