A McLaren vai lançar quinze novos modelos no espaço de seis anos, incluindo uma "revisitação" do mítico F1 de três lugares, mas todos serão desportivos de motor central e a marca nem quer ouvir falar em SUVs! É a concretização da estratégica "Task 22" (porque vai até 2022) apresentada no último salão de Genebra e inclui ainda um mega investimento de mais de mil milhões de euros em pesquisa e desenvolvimento.
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Não vamos construir um SUV, isso é ponto assente!", assegurou Duncan Forrester, director comercial da McLaren Automotive que faz parte da mesma "holding", o McLaren Group, que detém a equipa de Fórmula 1 (McLaren Racing).
"Actualmente construímos o melhor desportivo de dois lugares e motor central, é isso que sabemos fazer, é essa a nossa força e é o que os nossos clientes esperam de nós".
Já quanto ao desportivo de três lugares, com o condutor ao meio, como era o lendário F1 concebido por Gordon Murray (nas fotos), aí a conversa é outra… São muitos os clientes que pedem à McLaren para repetirem algo semelhante ao seu primeiro carro de estrada e um dos mais marcantes superdesportivos de sempre e a marca prepara-se para lhes fazer a vontade, na viragem da década.
O projecto já estará em marcha e será um Ultimate Series – na McLaren há três categorias de carros, Sports, Super e Ultimate Series –, ou seja, estará no topo de tudo, das qualidades mecânicas e dinâmicas… ao preço. Para começar terá de ser refeita a monocoque em fibra de carbono que serve de base ao hiperdesportivo P1 para poder albergar três passageiros, com o condutor em posição central e um ocupante de cada lado.
Ao contrário do P1, a mecânica não será híbrida, devendo manter-se o V8 3.8 biturbo mas numa versão revista com mais de 700 cv. Elementos marcantes do F1 deverão manter-se, como as portas de abertura vertical e até a entrada de ar no tejadilho. Mas, mais que um hiperdesportivo puro e duro, o sucessor do F1 será um híper Grande Turismo com um nível de requinte, luxo… e conforto pouco usual neste tipo de automóveis.
O projecto de "revisitação" do mítico F1 é tão especial que está entregue à McLaren Special Operations, a divisão montada para satisfazer os desejos mais mirabolantes de cada cliente. E, quando aparecer, será uma edição limitada com um preço a passar a fasquia dos dois milhões de euros…
Até lá, a McLaren Cars continuará a renovar e alargar a sua gama, sendo actualmente o sector mais lucrativo da companhia, perante o sucesso dos desportivos 570S e 675LT. Os próximos lançamentos serão uma versão descapotável do 570S e, no próximo ano, o substituto do 650S, para já apenas conhecido pelo código interno P14.