A primeira vez que o vimos foi em Dezembro mas só agora a McLaren resolveu divulgar os detalhes técnicos em torno do seu mais recente hiperdesportivo, o McLaren Senna. Já sabíamos que ia ser rápido mas agora que foram confirmados só há uma forma de descrever os números associados ao Senna: impressionantes! Ora veja o desfile de números: 0 aos 100 km/h em 2.8 segundos, 0 aos 200 km/h em 6.8 segundos, ¼ de milha (402 metros) em 9.9 segundos e uma velocidade máxima de 340 km/h.
Depois disto, é difícil não olhar para o McLaren Senna como um dos automóveis mais radicais da actualidade. Mas outra coisa não seria de esperar, já que a McLaren o define como o derradeiro carro de competição para a estrada. O mesmo é dizer que este Senna foi levado ao limite para se aproximar o mais possível de um carro de competição mas sem perder a "autorização" para circular em estrada.
"A linguagem de estilo do McLaren Senna é extremamente agressiva e diferente de todos os anteriores McLaren – porque nenhum outro carro de estrada teve que cumprir um relatório tão intransigente", referiu Rob Melville, director de design da marca britânica. "Quando se vê o carro pela primeira vez sabe-se de imediato o quão focado ele é; para ir ao encontro dos objectivos de performance que temos tivemos que ir a um nível completamente diferente mesmo do McLaren P1", atirou.
E a verdade é que quando começamos a olhar para este Senna com atenção percebemos que Rob Melville não podia estar mais certo. A asa traseira hidráulica, por exemplo, pesa apenas 4.87 quilos mas pode suportar até 100 vezes este peso em força descendente, o enorme difusor traseiro é esculpido através de uma única peça de fibra de carbono, os bancos contam com uma espécie de concha em fibra de carbono desenhada e optimizada para garantir um design elegante e leve e, por fim, o sistema de som apesar de ser premium e contar com sete altifalantes foi desenvolvido em parceria com a Bowers & Wilkins e pesa apenas 7.32 quilos!
Tudo junto faz com que não tenhamos dúvidas em afirmar que este Senna será um dos McLaren mais espectaculares de sempre. Mas infelizmente só 500 pessoas o vão conseguir ter na garagem, já que se trata de uma edição bastante limitada. O preço de cada uma das 500 unidades rondou os 850 mil euros, antes de impostos, e segundo a McLaren ficaram todas reservadas mesmo antes do carro ter sido mostrado ao público.
A produção só arranca no terceiro trimestre deste ano mas saiba que o Senna será a peça central do stand da McLaren no Salão Automóvel de Genebra, nos primeiros dias de Março.