A nova geração do Mazda 6 já está disponível no nosso país e promete novos argumentos não só ao nível da segurança como também ao nível da tecnologia.
A marca nipónica garante que aperfeiçoou o seu conceito "Jinba Ittai" – cavalo e cavaleiro como um todo – e promete uma relação ainda mais próxima entre homem e máquina. Este conceito, segundo a Mazda, traduz-se numa troca de informações constantes entre o condutor e o automóvel, naquilo que a marca chama de "feedback de condução".
Mazda 6 foi renovado e já tem preços
Um dos exemplos desta comunicação é a integração do sistema G-Cectoring Control (é o primeiro modelo da marca em Portugal a recebê-lo), que faz parte daquilo a que a Mazda chama SKYACTIV-Vehicle Dynamics, um sistema que optimiza o desempenho do motor, transmissão e suspensão, fazendo com que o binário que é transmitido às rodas seja o mais adequando ao ângulo do volante, melhorando assim a estabilidade direccional.
No que a motorizações diz respeito, destaca-se o bloco SKYACTIV-D 2.2 diesel, que volta a estar disponível no mercado nacional em duas variantes de potência (150 e 175 cv), com a Mazda a garantir que desenvolveu novas soluções de supressão de ruídos e vibrações, graças aos sistemas "Natural Sound Smoother" e "Natural Sound Frequency Control". A estes blocos aliam-se as transmissões SKYACTIV-MT (manual) ou SKYACTIV-AT (automática) de seis velocidades, sendo que a gama volta a ser complementada com uma variante de tracção integral, ainda que seja uma opção só disponível na versão Mazda 6 Wagon.
Já ao nível da segurança destaca-se a introdução de uma nova câmara de monitorização dianteira, um dispositivo que incrementa as competências dos vários sistemas de segurança activos que fazem parte do pacote i-ACTIVSENSE, tais como travagem automática e função de reconhecimento de peões e de sinais de trânsito.
No interior, o destaque vai para o ecrã táctil de sete polegadas presente no topo do painel central que juntamente com o comando rotativo posicionado na consola central entre os bancos permitem controlar os vários serviços de conectividade e de "infotainment". O "look" do habitáculo fica completo com a integração de novos elementos cromados e com uma evolução registada ao nível da iluminação interior.
Se nos focarmos no exterior, as diferenças são muito subtis, sendo que as mudanças mais óbvias podem ser encontradas ao nível dos espelhos retrovisores, que passam agora a contar com recolhimento automático e indicadores de direcção maiores.
Em termos de gama a Mazda oferece os mesmos três níveis de equipamento para este novo "6": Essence, Evolve e Excellence, sendo que todos podem ser complementados com vários pacotes de conteúdos, tais como o Pack Leather, Cruise Pack ou Pack Navi, a que se juntam o tecto de abrir eléctrico. A oferta é vasta, fazendo com que o "produto final" varie confirme o orçamento disponível.
Como referimos acima, o novo Mazda 6 já está disponível no nosso país e o leque de preços inicia-se nos 35 157,90 euros para a variante Sedan 2.2 SKYACTIV-D (150 cv) com o nível de equipamento Essence e vai até aos 51 412,24 euros da versão carrinha (Wagon) 2.2 SKYACTIV-D de 175 e com o "pack" Excellence.