![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_25_12_47_08_236993.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_25_12_47_08_236993.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_24_18_23_30_236990.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_23_16_55_18_236954.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_23_10_44_37_236912.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_22_16_46_17_236900.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_19_16_29_09_236877.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_18_15_28_29_236845.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_18_14_47_05_236844.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_17_12_09_03_236781.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_17_10_19_09_236777.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_16_15_42_01_236776.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_16_14_28_10_236768.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_11_13_03_08_236666.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_11_10_45_39_236645.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_10_09_41_52_236610.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_08_16_26_04_236568.jpg)
Chama-se Gran Turismo Folgore e o nome dá corpo ao primeiro super desportivo eléctrico da Maserati.
O novo modelo foi revelado esta quinta-feira, durante a apresentação dos resultados financeiros de 2021 da insígnia do tridente.
Com chegada prevista ao mercado já no próximo ano, o super carro com mais de 1.200 cv de potência irá contar com tecnologias derivadas da Fórmula E.
São três motores eléctricos a assegurarem um "desempenho magnífico", como elogia a marca, e um interior tão confortável quanto elegante.
Ambição não lhe falta já que o Gran Turismo Folgore é anunciado como o "eléctrico" mais rápido do mercado.
Está prometido um tempo pouco acima de dois segundos dos zero aos 100 km/hora, para uma velocidade de ponta superior a 300 km/hora.
Tendo em conta estes números, as pistas de corrida deverão ser o terreno favorito deste modelo com tracção integral.
Foi com essa ideia em mente que foi desenvolvido, com a arquitectura, a carroçaria e o sistema motriz projectados para serem os mais leves possíveis.
O super coupé será também o "eléctrico" com o "mais baixo centro de gravidade do mercado".
A essa característica soma-se uma qualidade de condução que será "a melhor da sua categoria", reforça a Maserati.
Previsto para 2023, o Gran Turismo Folgore será acompanhado pelo Gran Cabrio Folgore, seguindo-se, no mesmo ano, o Grecale Folgore 100% eléctrico.
A electrificação total da Maserati em 2030 não se fica apenas por estas três propostas: até 2025 haverá um modelo totalmente electrificado da linha Folgore.
Na calha estão o super carro MC20, a nova berlina desportiva Quattroporte e o novíssimo Levante.
O plano da Maserati faz parte da estratégia Dare Forward 2030, anunciada a 1 de Março pela Stellantis.
Todos os novos modelos da marca, projectados, desenvolvidos e produzidos em Itália, adoptarão motorizações eléctricas.
Quanto aos resultados financeiros no ano passado, que esteve no cerne da apresentação do GT Folgore, a Maserati viu as vendas subirem 41% em relação a 2020.
Foram 24.269 as unidades vendidas, apesar da crise pandémica e da falta de semicondutores que afecta a indústria automóvel mundial.
As receitas atingiram os 2.021 milhões de euros, com a margem operacional a estabilizar em 5,1%.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?