O Lotus Exige Sport 380 é uma versão mais agressiva, leve e precisa do Lotus Exige. E quando
foi apresentado, em Novembro do ano passado, a fabricante britânica apelidava-o de "supercar killing machine", garantindo que era capaz de bater o pé a "máquinas" maiores, mais caras e mais potentes.
Mas agora, a marca com sede em Hethel voltou a surpreender e conseguiu deixar este modelo ainda mais "radical", transformando-o numa versão para ser usada em pistas que diz ao que vem logo no nome: Lotus Exige Race 380Lotus Exige Race 380.
A Lotus preocupou-se em reduzir ao máximo o peso desta versão, "cortando" em tudo quanto era dispensável para um modelo de competição. Não existem faróis dianteiros, airbags ou até mesmo janelas de vidro. O resultado desta dieta "extrema" é um peso total de 995 kg, sendo que a Lotus garante que se escolher o sistema de escape em titânio ainda "poupa" mais 10 kg.
Se a este número juntarmos os 380 cv que "saem" do motor V6 temos uma combinação bombástica, com um rácio peso/potência de 2,62kg/cv, pelo que estamos à vontade para dizer que este Exige Race 380 é… muito rápido! A aceleração dos 0 aos 100 km/h é feita em 3,2 segundos e a velocidade máxima está fixada nos 273 km/h, sendo que a esta velocidade a enorme asa e o difusor traseiro geram uma força descendente de 240 kg.
O preço a pagar por esta máquina que só vai poder usar nos "track days" com os amigos é 114 mil euros… antes de impostos e sem nenhum extra! Mas se estiver interessado, saiba que a Lotus já está a aceitar encomendas.